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Coluna / Comunicação Empresarial / Comédia e Marketing – Têm dado certo!

Com a sociedade contemporânea cada vez mais “conectada” a internet, vem alterando a forma de fazer comunicação. Junto à globalização e a evolução da tecnologia, surgiu o marketing digital. Os relacionamentos se tornaram algo mais acelerado, no qual é possível estabelecer um contato maior entre as empresas e o seu público de interesse.

A presença da tecnologia vem transformando o modo como às pessoas se interagem, se relacionam, trocam experiências e constroem conhecimentos. Nesse novo cenário as empresas estão de olho em tudo que os usuários falam sobre elas na internet, pois o que for tido pode ser visto por milhões de pessoas em apenas alguns clicks, curtidas ou compartilhamentos. Podendo às vezes arranhar a imagem da organização.

Embalados na onda dos Stand-up Comedy que ganhou o gosto dos brasileiros nos últimos anos, algumas empresas recorrem a Web para fazer suas estratégias de marketing de uma maneira nada convencional e com muito humor.

Humor no comercial spoleto / Foto Ilustrativa: nalataportadosfundosHumor no comercial spoleto / Foto Ilustrativa: nalataportadosfundos

O Canal Porta dos Fundos na web, trata-se de um canal humorístico na internet que apresenta vídeos de comédia nada políticos, e que já atraiu mais de 246 milhões de visualizações e 2,9 milhões de inscritos no YouTube.

Entenda como as empresas começaram a usar o Porta dos fundos como estratégia marketing.

Após o programa porta dos fundos gravar um vídeo que ficou bastante conhecido em 2012 satirizando o atendimento da rede de franquias de restaurantes Spoleto, com enquetes falando sobre o mau atendimento do estabelecimento, o vídeo foi visualizado rapidamente, surpreendendo a empresa. Os diretores da rede de restaurante aproveitaram a audiência do programa e marcaram uma reunião com os humoristas, a partir daí o Canal Porta dos Fundos desenvolveu um vídeo resposta para o vídeo inicial que denegria a imagem da marca, mais uma vez a marca foi evidenciada, só que agora de forma positiva. Utilizar o humor como estratégia de marketing rendeu bons frutos para o Spoleto que depois do episódio reestruturou completamente sua área de marketing digital.

Com humor que a linha Dove Men+Care demonstra que cabelos masculinos não ficam bem com produtos para mulher / Foto Ilustrativa: hypeness.com.brCom humor que a linha Dove Men+Care demonstra que cabelos masculinos não ficam bem com produtos para mulher / Foto Ilustrativa: hypeness.com.br

A grande exposição dessas campanhas tem levado muitas marcas procurarem o pessoal do Porta dos Fundos, que aproveitando sua grande audiência e caráter inovador no intuito de divulgar a sua marca nos vídeos feitos pelo grupo de uma forma bem leve, sem aquela “forçada de barra”. Assim conseguindo ver sua marca ser compartilhada milhões de vezes nas redes sociais.

Empresas dos setores automotivos, financeiro e de telefonia estão de olho nessa “aparição discreta” das marcas (conhecida como product placement) e negociam com o canal. Quem não se satisfaz com uma pequena entrada nos vídeos tem a opção de fazer encomenda aos humoristas. É o que já fizeram Fiat, Lacta, LG e Spoleto – marca que deu início à relação do Porta dos Fundos com os vídeos produzidos exclusivamente para as marcas (encomenda) não aparecem no canal Porta dos Fundos no YouTube, são apenas exibidos pelas empresas em canais próprios. A Fiat, por exemplo, encomendou três vídeos (que já somam mais de 6 milhões de visualizações) para passar a mensagem de que a marca é líder no mercado há 11 anos..”

As empresas estão percebendo cada vez mais a necessidade de se utilizar as mídias sociais como ferramenta estratégica de marketing, principalmente em uma era de rede de relacionamento interativa, no qual clientes têm voz ativa e as empresas precisam relacionar com seus clientes de maneira mais próxima.



Graduado em Relações Públicas e com MBA em Gestão Estratégica de Negócios ambos pela PUC-Minas. É sócio diretor na Savana Comunicação e Marketing. Foi assessor de comunicação no Hospital Felício Rocho em Belo Horizonte por cinco anos. Atua como consultor de comunicação empresarial e coordenado do Grupo Comunicação Saúde.




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