O atual momento econômico do Brasil está fazendo com que muitas empresas repensem suas estratégias, contenção de gastos passa-se a ser uma palavra de ordem nas cúpulas administrativas. O medo da recessão e a preparação para o que estar por vir pode fazer as empresas ficarem cegas e perderem grandes oportunidades. Nesse momento onde os concorrentes estão reduzindo os investimentos pode ser uma oportunidade da sua marca se posicionar e encontrar maneiras de sobressair.
Sua marca em destaque
Em períodos normais a sua marca compete com outras pela atenção dos consumidores, nos momentos de crise quando as empresas reduzem os investimentos em publicidade a sua marca consegue ficar em evidência e talvez seja o momento de conseguir abocanhar uma fatia do mercado onde sua marca não penetrava. Mesmo não aumentando o volume de vendas, o investimento em comunicação pode fortalecer a sua marca frente aos seus públicos e quando a economia voltar a se aquecer estes públicos estarão mais propícios a relacionarem com a sua marca.
Negociação
Com a queda nas vendas, muitas empresas estão fazendo concessões e promoções para aumentar o faturamento, e com as empresas de mídia não é diferente. Agora é hora de negociar valores e conseguir pacotes diferenciados para promover a sua empresa.
O fantasma da crise
O receio da crise faz com que instituições entrem em dificuldade antes mesmo dela atingir o seu setor. Tenho visto empresas reduzindo gastos em setores importantes para o seu funcionamento, com isso acabam perdendo qualidade em seus serviços e consequentemente vendas. Na contramão dessa ideia vejo empresas saindo do comodismo se antecipando aos problemas financeiros que poderão vir, mobilizando suas equipes, revendo os processos e investindo em comunicação, conseguindo assim aumentar o seu faturamento, mesmo em comparação com a base histórica de anos anteriores.
A Crise
Momentos de crise são cíclicos e sempre vão e voltam. O Brasil apesar de ter fortalecido sua economia nos últimos anos não estará imune aos movimentos do mercado. Cada empresa possui as suas particularidades, cada gestor sabe avaliar o momento que a sua empresa está vivendo e como a crise está afetando o seu setor. Sabemos que em muitos casos a melhor estratégia é baixar as velas e esperar a tempestade passar, mas será que a sua empresa deve reduzir o ritmo nesse momento ou aproveitar a sonolência dos concorrentes para se posicionar?
Deixo essa pergunta para você refletir o momento atual da sua empresa.
Agradeço a sua atenção.
Espero ter ajudado a você ou a sua empresa.
Nos vemos na próxima.
Graduado em Relações Públicas e com MBA em Gestão Estratégica de Negócios ambos pela PUC-Minas. É sócio diretor na Savana Comunicação e Marketing. Foi assessor de comunicação no Hospital Felício Rocho em Belo Horizonte por cinco anos. Atua como consultor de comunicação empresarial e coordenado do Grupo Comunicação Saúde.