A internet discada funciona através de um equipamento chamado modem (modulador/demodulador). O primeiro passo é assinar um provedor de acesso, que no Brasil ainda existem vários, discar para um numero determinado pelo mesmo que irá se conectar a um servidor da empresa provedora, o radius, que irá identificar seu nome de usuário e senha. Depois de verificado estes parâmetros, o provedor conecta seu computador a um link dedicado que ele tem contratado. Por este intermédio você consegue utilizar a internet discada.
Mas porque o acesso discado é tão lento e cai tanto? Qual modem devo comprar?
A lentidão na verdade se caracteriza através de velocidade de conexão, o modem não consegue obter banda maior do que 56kbps nominais, mas é raro ficar nesta velocidade, se seu sistema operacional, informar velocidade de conexão mais elevada, desconsidere, instale algum programa medidor de banda, que este lhe passara a velocidade real de conexão. Essa questão de velocidade no acesso discado é uma limitação física, que vai além dos planos de acesso que as empresas agora possuem, os planos de banda larga (que falaremos nas próximas colunas). Na época que se popularizou a internet para fins doméstico-comerciais, isso não era um grande problema, porque os próprios provedores não possuíam links com banda suficiente para repassar ao cliente.
O Brasil, inicialmente, adotou o padrão v90 e posteriormente o v92.
Se alguém que esta lendo esta coluna e já comprou um modem, certamente já leu este termo, o v92, ele não possui grandes vantagens em relação ao v90, a diferença marcante é a de conectar-se realmente com 56kbps (o v90 se conecta no máximo 43 kbps) e uma ainda mais interessante: enquanto o padrão v90 esta conectado, sua linha fica ocupada, ou desconecta você sem avisar quando ligam para seu numero, o padrão v92, paralisa sua conexão, mas não te desconecta, e quando é encerrada a chamada telefônica, o modem restabelece a navegação (na verdade restabelece o download e upload) este sistema se chama ON HOLD.
Não adianta apenas comprar o modem e desfrutar destas vantagens, é necessário que os equipamentos do provedor (os modens de acesso ao link), tenham compatibilidade com o mesmo, ou seja, que o provedor lhe ofereça conexões padrão v92. No Brasil existem alguns provedores que oferecem tal suporte, procure pelos mais famosos. Pessoalmente fiz testes em vários provedores e nenhum deles o sistema ON HOLD realmente funcionou, mas estabeleceu conexões superiores a 43Kbps.
O motivo de a conexão cair algumas ou muitas vezes, se da por alguns motivos, os principais são modens de baixa qualidade, característica principal dos SOFTMODENS(leia a explicação do termo abaixo), e a qualidade da sua linha telefônica, se estiver com muitos ruídos, por exemplo, é difícil manter a conexão, verifique com sua operadora o que pode ser feito, em alguns casos, a central de telefone do seu bairro pode estar com algum problema, e em casos do uso de SOFTMODENS, até a “saúde” do seu sistema operacional contribuem para o bom ou mau funcionamento da internet, como vírus e etc.
Curiosidades:
Quando seu computador esta se conectando em um provedor discado, geralmente se houve um barulho característico, meio arranhado, que faz lembrar o barulho de um fax realizando uma transmissão, e é exatamente o mesmo barulho, isto se chama processo de “modulação de demodulação”, só que no modem do seu computador a taxa de transmissão é bem mais alta do que as do fax, quando o barulho acaba, significa que seu computador foi capaz de modular e demodular.
Se quando você se conecta, não faz este barulho, é porque seu equipamento é um WINMODEM, ou seja, ele necessita de seu sistema operacional para auxiliar na modulação/demodulação, ligue sua caixa de som que conseguira ouvir o barulho.
O nome WINMODEM, é somente um termo inventado para os SOFTMODENS, os HARDMODENS são aqueles que executam toda a tarefa sozinho, sem a ajuda do sistema operacional.
Modens externo e internos, em sua finalidade de uso, são iguais, as diferenças são a facilidade de instalação, o externo é mais simples, pluga-se o cabo na porta USB e pronto. Já o moden interno, existe a necessidade de abrir o computador para instalá-lo, mas por sua vez são bem mais baratos e fáceis de encontrar.
A modulação tem finalidades iguais a de um fax, por isso é possível receber e enviar fax através do computador, basta instalar um software para mediar o procedimento físico/lógico.
Infelizmente, em muitas partes do nosso país, muito mais do que você imagina, em bairros de todas as cidades do Brasil, não é disponível nenhum tipo a banda larga, e os moradores são obrigados a usar este sistema obsoleto, lento e irregular. Em países da Europa, por exemplo, quando se compra ou aluga-se uma casa, a banda larga já esta incluída nos pagamentos mensais de despesas.
Quem sabe num futuro bem distante do que vivemos agora, os brasileiros poderão gozar deste privilégio.
Vagner Lourenço
Consultor de TI.
contato@vagnerlourenco.com