Todos os arquivos que você tem, ficam em um equipamento instalado no seu computador, chamado de Disco Rígido (ou HD – hard drive). Em poucas palavras, são discos magnéticos que giram a uma grande velocidade, e um conjunto de cabeças de leitura, instaladas em um braço móvel que fazem o armazenamento dos arquivos. Nos próximos artigos vamos falar com mais detalhes sobre este dispositivo.
Trabalhando como consultor, não foi só uma vez que empresas me procuram desesperadas, dizendo que não conseguiam achar mais seu arquivos, ou que no programa da empresa todos os dados haviam desaparecido. Existem muitas explicações para isso acontecer, mas vamos citar as principais.
Vírus
Acontece hoje em dia com menos freqüência, mas existem certos vírus que destroem arquivos, tornam seu sistema inacessível ou formatam partições inteiras, deixando tudo em branco – some tudo. Um bom anti-vírus pode ajudar na tarefa de prevenção, mas não na correção.(Nos artigos anteriores há explicações detalhadas sobre vírus).
Deletando Acidentalmente
A melhor forma de evitar a perda de dados é fazendo, sempre, um backup. Procure regularmente fazer três tipos: um em seu próprio computador, outro em dvd(que você pode deixar no seu escritório) e em um pen-drive (que você pode carregar pra onde for). Assim, se acontecer algo de sinistro em sua empresa, seu seguro cobre os danos e você terá, guardados, seus dados que valem tanto quanto seus equipamentos. Então, refaça sua rede, reintegre seus dados e tudo volta ao normal.
Empresas de médio e grande porte já adotam uma estrutura forte de backup de seus servidores. Nos casos de servidores críticos, como: bancos, indústrias, sites, entre outros, eles mantêm exclusivamente um segundo ou terceiro computador com serviços de rotinas automáticas, fitas dat e até mesmo cofres de mídia – que suportam todo tipo de acidente, até incêndios. Backups remotos também são uma boa solução. Você contrata uma empresa que, remotamente, ou seja, de fora da sua empresa, realizam cópias do banco de dados, dando garantia de privacidade, é claro.
Se sua empresa ainda não adotou nenhum destes procedimentos, converse com seu consultor que, se bem preparado, oferecerá uma solução de acordo com suas necessidades e condições.
Na sua casa, faça pelo menos uma vez por semana uma cópia dos arquivos que você acredita ser importante. Um pen-drive com um tamanho suficiente para guardar arquivos, planilhas, fotos e alguns vídeos não custa mais do que R$100,00.
Agora se você, ou sua empresa, não havia pensado nestes cuidados citados acima – e se foi decretado que todos seus arquivos foram perdidos – aqui vão alguns procedimentos que, em até 30% dos casos, funcionam (excluindo a hipótese de que seu computador foi destruído, por incêndio ou coisa do tipo).
* Se seu sistema operacional ainda estiver acessível tente fazer uma restauração do sistema, atrasando-o alguns dias. Em alguns casos isso dá certo, mas só em alguns.
* Existem alguns programas eficientes que, em muitos casos, recuperam boa parte do que foi perdido em seu computador. São muitos os programas disponíveis, mas são poucos os que são eficazes, e geralmente são pagos.
* No caso de seu disco rígido não der nenhum sinal de vida, existem duas alternativas: faz-se uma “ressuscitação”através de resfriamento, que pode ser feito no seu refrigerador. O hd é resfriado, dentro de uma embalagem, quase até o estágio de congelamento e, então, é colocado para funcionar de novo. Com um pouco de sorte e agilidade, em alguns casos é possível obter êxito. Outra possibilidade são as empresas especializadas em recuperação de dados. Quando o disco para de funcionar, desmonta-se o hd em uma câmara a prova de sujeira e, com equipamentos de leitura, é possível resgatar os dados. Mas esse procedimento só é interessante em casos de prioridade máxima, pois o custo é muito elevado.
Adotar uma política séria de segurança de dados em sua empresa, ou casa, é muito mais viável do que se pensa, e poupa-se tempo, dinheiro e muita, muita dor de cabeça.
Consultor de TI
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