Olá caros leitores! Inicio esta coluna realizando uma breve reflexão sobre o que é “Logística” e qual sua ligação com o comércio, indústria, prestadores de serviços e com a nossa satisfação enquanto clientes exigentes que somos.
Uma das origens da palavra logística pode ser encontrada na sua etimologia francesa, do verbo loger, que significa alojar e se constitui num termo de origem militar. A logística, termo este que tem despertado tanto interesse, foi desenvolvida com a finalidade de colocar os recursos certos no local certo, na hora certa, com um só objetivo, o de vencer batalhas. No decorrer da história do homem, as guerras têm sido ganhas e perdidas através do poder e da capacidade da logística, ou pela falta dela. Há alguns anos atrás, o termo logístico era associado ao transporte de mercadorias ou distribuição física. Mas uma nova concepção muito mais abrangente entra em vigor, onde passa a existir a integração das diversas áreas envolvidas da produção, da armazenagem, dos transportes, da seleção de fornecedores e clientes externos, conhecido também como Supply Chain ou Cadeia de Suprimentos.
Em 1991, o Council of Logistics Management define Logística como: “o processo de planejamento, implementação e controle eficiente e eficaz do fluxo e armazenagem de mercadorias, serviços e informações relacionadas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender às necessidades do cliente”.
A logística moderna deve abranger toda a movimentação de materiais, interna e externa à empresa, incluindo chegada de matéria-prima, estoques, produção e distribuição até o momento em que o produto é colocado nas prateleiras à disposição do consumidor final. Ou seja, todo o caminho percorrido por nossas matérias-primas e produtos acabados deve ser eficiente e suficientemente eficaz para a conquista da tão almejada lucratividade de nossas empresas.
Opa, mas será que tudo isto tem haver com o meu estabelecimento comercial ainda tão pequeno?
Com toda certeza que sim, querido leitor. Indústrias, comércios ou prestadores de serviços possuem um mesmo objetivo em comum, ganhar dinheiro. E para isso precisamos de fluxos e processos muito bem alinhados e interlados, para a perfeita sinergia dos resultados.
Sendo pequeno, médio ou grande, é extremamente importante buscar uma logística (sequência) de ações, fluxos e informações onde toda a empresa trabalhe em uma única direção, atendendo nosso cliente com produtos de excelente qualidade, na hora da sua necessidade e a preços competitivos.
Mas infelizmente ainda temos hoje muitas empresas onde a função da logística é feita de forma segregada, e os setores trabalham operando independentemente, conquistando resultados de sucesso em alguns, fracasso em outros, proporcionando assim um resultado insatisfatório para a empresa e seus clientes.
O desafio de melhorar a satisfação dos clientes exige das empresas um enfoque totalmente integrado por meio da melhoria dos seus processos.
Portanto Logística nada mais é do que planejamento e integração dos nossos setores e operações – recebimento, armazenagem, movimentação, transporte, embalagem – através de um eficiente ciclo de informações, que nos possibilita excelentes ganhos operacionais, financeiros e clientes satisfeitos e fidelizados ao nosso negócio.
Um grande abraço, e mãos a obra!!!!
Viviane Pimenta – Especialista em Logística pela UFMG – Sócia- Consultora da Logística Líder Consultoria e Treinamentos Ltda.
Contato: consultoria@logisticalider.com.br.
.