Menu

Coluna / Logística / Gestão de Estoque um desafio para pequenas, médias e grandes empresas

A eficiência na gestão de estoques é uma competência “vital” para qualquer empresa, por trazer benefícios significativos na lucratividade.

Mas ainda é comum nos depararmos com erros básicos nas empresas as quais buscamos nossos produtos.

Venda perdida por produto não encontrado, por estar estocada em um local diferente daquele informado pelo sistema, insatisfação de um cliente que recebeu sua encomenda com unidades a menos do que o pedido.

Foto: www.informata.com.brFoto: www.informata.com.br

Praticamente todas as empresas lidam com estas frustrações (se não com surpresas) quando se trata da gestão dos estoques mal realizada. Normalmente este problema tem origem na combinação de fatores relacionados a pessoas, processos e tecnologia. Dentre eles podemos citar:

Pessoal desmotivado e destreinado, processos mal desenhados ou inexistentes, tecnologia pouco ou nada aderente aos processos, tudo isso dificulta a gestão dos estoques e a realização de inventários, contribuindo também para o aumento das diferenças entre estoques físicos e contábeis.

Muitos profissionais da área condicionam a melhora da gestão dos estoques ao investimento em ferramentas tecnológicas como o código de barras e etiquetas inteligentes. Isso pode ser uma “meia verdade” e não pode ser utilizado como justificativa de erros constantes na apuração dos nossos estoques. Em muitas empresas, embora exista um belo sistema de gestão de estoques, ainda assim não se consegue atingir um nível de assertividade desejada.

O profundo entendimento da natureza e causa dos erros é extremante relevante para desenvolver e implantar as soluções mais adequadas.

É extremamente importante a busca da “causa raiz” do problema da gestão de estoque e a aplicação de ferramentas de diagnóstico customizadas para cada empresa, pois cada uma apresenta uma causa raiz diferente da outra.

A combinação de fatores que afetam os níveis de estoques é enorme, por isso a pré-avaliação de possíveis causas, sem um diagnóstico detalhado, pode levar a erros maiores, e impactos ainda mais relevantes sobre a lucratividade e valor da empresa.

Portanto, para iniciarmos uma mudança rumo à otimização da gestão dos estoques, precisamos inicialmente entender o quanto é danoso ao negócio uma gestão de estoque mal realizada, impactando de maneira direta e indireta nos resultados.

Conscientizados desta importância, tendo como meta prioritária a otimização da gestão dos estoques, não importa o tamanho dos problemas existentes, é necessário aprofundar no entendimento das causas reais, entender a sua dinâmica de funcionamento e, a partir daí, desenvolver e implantar respostas rápidas e efetivas para a melhoria da gestão. “E mãos à obra”!

Escrito por: Viviane Pimenta
Consultora em Logística e Produção
Mestranda pela UFMG
31 3773-9819 / contato@logisticalider.com.br




Viviane Pimenta, especialista em Logística pela UFMG, é consultora pela Logística Líder e professora universitária pela Faculdade Promove em Sete Lagoas. Contato: 
consultoria@logisticalider.com.br.



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos