Menu

Coluna / Gestão Empresarial / Se a Arca fosse construída no Brasil

Há muitos anos me deparei com um texto provocativo sobre a burocracia no nosso país e remexendo nos meus guardados achei oportuno publicá-lo. Não consegui identificar o autor da crônica, em relação a qual fiz algumas adaptações no texto, sem qualquer apelo de ordem religiosa.

Foto: www.dominiosfantasticos.com.brFoto: www.dominiosfantasticos.com.br

Vamos lá... Se o Deus pedisse que Noé da Silva (um brasileiro) construísse a arca nos dias de hoje, como seria?

Passado algum tempo Deus retornaria a Noé e ficaria celestialmente perplexo por constatar que nada havia sido feito e, entre eles, seria travado o seguinte diálogo:

– Cadê minha arca?
– Não foi possível atender sua ordem Senhor... Fiz o que pude e ainda respondo pelas consequências...
–Mas, o que se passa Noé?
– Ah, Senhor! Jamais imaginei que encontraria as dificuldades pelas quais passei e ainda estou passando. Desde o dia em que fui escolhido para construir a arca minha vida é um ‘inferno’, com o perdão da palavra! Tudo começou quando iniciei os procedimentos para a construção da arca. A primeira dificuldade foi com o Instituto de Florestas, pois, como iria necessitar de muita madeira, tive que apresentar projetos de reflorestamento e um mar de formulários com os respectivos carimbos, assinaturas e vistos.
– Entendi, continue Noé.
–A Prefeitura exigiu que a arca tivesse um projeto de prevenção e combate a incêndio e o treinamento de pessoas para uso do sistema. Treinar o pessoal não seria tão difícil... Mas, o Ministério do Trabalho exigiu que toda a minha tripulação fosse devidamente registrada, passasse por exame médico, tivesse CTPS, PIS, FGTS e recolhesse INSS, além de manter cartão de ponto, livro de inspeção do trabalho e outras tantas coisas. Bem, até aqui somente burocracia, coisa simples, trivial.
– Em relação a isso Noé, damos um jeito...
–Mas, tem mais Senhor, os meus vizinhos registraram queixas nos órgãos de Meio Ambiente, Controle Sanitário, Secretaria da Saúde e até na Polícia. Pela primeira vez fui encarcerado e passei por situações inusitadas como usar um agasalho apertado com alguns cadeados após dizer ao oficial da Polícia que estava construindo uma arca, pois iria chover por 40 dias e 40 noites ininterruptas e o Senhor queria promover uma limpeza na Terra.
–Homem, tudo isso você passou para provar sua fé...
–Calma aí Senhor, tem mais...Na semana seguinte, apareceram os fiscais da Receita Federal, Estadual e Municipal, exigindo o contrato social, o CNPJ, as inscrições nas Controladorias Fiscais, os livros-caixa... E, ainda, tive que pagar uma enorme multa por desenvolver atividade industrial em área residencial. Ah, Senhor, isto foi um desastre, a parte mais difícil.
–Não se preocupe Noé, os recursos virão e honrarás teu CPF...
–Então, este é o problema maior, tive que apresentar os meus rendimentos e a minha declaração do Imposto de Renda dos últimos 20 anos... E, ainda, não consegui pagar as multas, mas, estou inscrito na dívida ativa, aguardando o pedido de parcelamento.
–Tu estavas a fazer uma grande obra, não desanimes homem...
–Pois é, por ser grande a obra, os jornais noticiavam o meu trabalho. Pensei que isso fosse bom, que poderia até surgir uma ajuda-extra... Ledo engano, meu Senhor. O que apareceu foi um bando de fanáticos e lunáticos que acampavam na minha porta. Não posso nem mais sair às ruas sem ser abordado, agarrado, apedrejado e louvado ao mesmo tempo. Minha família me abandonou e os vizinhos me acionaram na Justiça pedindo indenização pelos estragos causados em suas propriedades.
–Muitos não entendem o que você estava fazendo Noé, era para o bem dos animais...
–Isto que me motivava e dei continuidade à construção da arca. Contudo, ao perceber que a construção da arca ia se concluindo, resolvi partir para recolher os animais. A coisa ficou feia... Apareceu a Associação Protetora dos Animais, as Secretarias Federais, Estaduais e Municipais de Recursos Naturais e Vida Selvagem, quase fui crucificado, perdão, quase fui fuzilado, tive que entregar 25 quilos de papel com planos que iam desde o projeto das instalações, dos alojamentos, do sistema de refrigeração, do sistema de aquecimento, do sistema de tratamento dos dejetos, do sistema de tratamento de água, dos depósitos de alimentos, do horário das refeições, da garantia da qualidade de vida, enfim, não escapava nenhum detalhe, até que foi solicitado um Estudo de Impacto Ambiental no local de desembarque das espécies. Foi o caos! Novamente fui preso, acusado de sacrílego ao dizer que cumpria ordens do Senhor.
–O que importa Noé é que você foi reto em cumprir o que ordenei...
Mas, Senhor, eu não tinha todas as informações do projeto (plano de negócios) e, por fim, me solicitaram um mapa detalhado da área a ser inundada e o destino das águas para aprovação da arca... Foi quando tive a infeliz ideia de mostrar-lhes o globo terrestre, quase me matam... Novamente fui preso e desta vez usei a Defensoria Pública, pois, o dinheiro acabou faz tempo.
–Noé, mesmo lhe faltando recursos, percebeu que era um homem de fé...
–Nem todos Senhor, quando tudo se ajeitava, veio a Policia Federal e a Agência Antidrogas questionando os recursos utilizados e confiscou a arca sob suspeita de que ela ocultava drogas em seu interior. Lamento Senhor, eu falhei...
Neste momento, o céu ficaria de um azul intenso, Noé cairia de joelhos e agradeceria ao Senhor, dizendo:
- "Oh, Senhor! Vejo que não mais destruirás a Terra!”
- "Não!", respondeu uma voz entre as nuvens. "Os governos se encarregaram de começar isso..."




Wagner Alessandro Nogueira é Administrador de Empresas e Pós-graduado em Gestão de Negócios - Consultor e Instrutor em Gestão Empresarial. 



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos