HOJE TEM PROMOÇÃO? TEM SIM SENHOR!
Quem não gosta de “salvar” um dinheirinho, não é verdade? Os mais experientes entre nós fazem todo um esforço para economizar alguns centavos aqui e ali, em supermercados, procurando os jornais de ofertas e placas de promoção espalhadas pelas lojas.
Do outro lado, existe uma força de varejo disputando o que temos no bolso, desenvolvendo estratégias para reter nosso dinheiro. E, claro, tem comércio para todos os tipos de renda.
Mas, não diferente de outros negócios, tem supermercados que são reconhecidos por práticas descaradas para enganar o cliente e, no intuito de ludibriá-lo, o que não falta é criatividade.
Várias são as formas de lesar, e de lesados todos temos uma história para contar.
Uma entre tantas é quando se compra um quilo de linguiça e dentro do pacote vem tanta água que acaba por extrapolar 20% do peso total. Compra-se água a preço de linguiça? Isto é desonesto. E neste sentido, por muitas vezes, compramos gelo pela mesma história.
As “manobras” mais comuns, a meu ver, são mesmo as placas de “promoção”. Só porque uma placa diz “promoção” não significa que tenhamos encontrado algo que realmente se aproxime de uma pechincha. Alguns supermercados, menos que honestos, promovem queda nos preços por uma irrisória porcentagem (ou mesmo nenhuma), tentando justificar que o produto entrou em “promoção” e penduram uma placa como isca para fisgar os mais despercebidos.
E pasmem! Pior que isso, é ter a “criatividade” de manipular a informação com verdadeiras ilusões de ótica para que, à primeira vista, sejamos levados a ler um número que não existe. Neste exemplo o número maior “3” é propositalmente “escondido” por um menor “0”.
Eu inocentemente pensei que seria somente esta “armadilha”… uma vez que, onde se lê (rapidamente) 2,08 leia-se, na verdade, 2,38. Mas, para minha surpresa este supermercado estava repleto destas “ciladas”.
Pois bem caro leitor, fuja de empresas que não respeitam o consumidor, que de forma maldosa querem arrancar os nossos centavos.
Como já dito, existem comércios para todos os tipos de bolsos… como também existe toda sorte de concorrência e, segundo o meu falecido avô, “só se estabelece quem tem competência”.
Wagner Alessandro Nogueira é Administrador de Empresas e Pós-graduado em Gestão de Negócios – Consultor e Instrutor em Gestão Empresarial.