Menu

Coluna / Gestão Empresarial / A empresa e a natureza humana

Os seres humanos são “animais inacabados”. É da natureza humana... ter uma natureza humana. O ser humano é praticamente o produto da sociedade em que vive, já dizia o Antropologista Clifford Geertz.

A natureza humana é mais criada do que descoberta, ela é moldada nas instituições nas quais se vive e trabalha. Tudo começa com uma ideia. Quando pessoas acreditam que são “as verdades”, as suas verdades. Sobre este alicerce criam “maneiras de viver” e instituições para prover estas “maneiras de viver”.

Prova disso é a Revolução Industrial, sistema em que não havia espaço para pensar, somente executar sistematicamente e repetidamente. Criou-se então um sistema de fábrica que não dava nada além do salário, porque naquela época acreditava-se que os seres humanos eram preguiçosos por natureza. E o sistema de fábrica então se justificou em larga escala como uma falsa visão da natureza humana.

Resumo da história

Naquela época, o ser humano não era incentivado, ele era levado a acreditar que seu esforço valia uma única recompensa, salário! Para a época, era a única razão pela qual alguém faria de fato alguma coisa.

E hoje como fica

Fica do mesmo jeito no caminho das descobertas?! No futuro alguém vai provar que estamos neste momento com falsas ideias. Temos falsas ideias para criar o que acreditamos devido às “nossas circunstâncias” no que julgamos ser verdadeiro.
Vamos lá, não é verdade que muitos levantam a bandeira do “hoje em dia não se consegue bons trabalhadores?”

Também não é verdade que, por pouca atratividade, “não se consegue bons trabalhadores“ quando o ambiente, a cultura e a recompensa não favorece o desenvolvimento da pessoa?

Canalizar o ser humano para trabalhos num ambiente degradado e sem vida, só vai o tornar fruto do dilema: não se consegue bons trabalhadores por que a recompensa é pouca? Ou a recompensa é pouca por que não se consegue bons trabalhadores?

A maioria dos trabalhadores é contratada por suas habilidades na execução de atividades, não por suas características humanas / Foto: falasimoesfilho.com.brA maioria dos trabalhadores é contratada por suas habilidades na execução de atividades, não por suas características humanas / Foto: falasimoesfilho.com.br

Portanto caros leitores, as empresas que agregam trabalhadores é que os moldam conforme sua necessidade e disponibilidade de recursos. Percebemos neste caso, que a natureza humana é reflexo das vontades que são impostas por estes mesmos agregadores.
Contrata-se pela habilidade de execução, o verdadeiro fazer mais e melhor. Contudo, junto a extensão dos braços está um ser humano.

Que tipo de natureza humana vocês querem ajudar a moldar?



Wagner Alessandro Nogueira é Adm. de Empresas com Pós-graduação em Gestão de Negócios e MBA em Gestão de Varejo e Vendas. Consultor e Instrutor em Gestão Empresarial. Contato: consultoria@officebr.com



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos