Vamos lá, hora de jogar as cartas na mesa! Você está satisfeito como os serviços das empresas onde você compra? Pois eu não estou nem um terço satisfeito.
A nossa realidade nos mostra o quanto deixam a desejar – arrisco a dizer que nem o básico (dever de casa) conseguem manter como padrão.
Quem demanda consumo? Quem é que manda então?
Nos anos 80 brotou uma máxima: o cliente tem sempre razão.
Razão de pegar filas intermináveis, de comprar e a empresa não entregar, o cliente tem sempre razão de aceitar produtos defeituosos sem garantia de troca, de esperar ao telefone, de aguardar retorno a vida toda, caixa eletrônico “fora do ar”, “o sistema caiu”, o atendente te fala “houve um probleminha na entrega”, “erro do sistema”. Faltou o produto porque o “fornecedor pisou na bola”, não trocamos mercadorias, não nos responsabilizamos por veículos em nosso estacionamento, não responsabilizamos por objetos de valor deixados no guarda volume, e um monte de outros absurdos que escutamos.
Para nós consumidores que compramos frequentemente de um mesmo estabelecimento, toda vez que vamos adquirir um bem de consumo ou serviço, passamos o endereço, fornecemos o telefone e indicamos novamente o mesmo ponto de referencia; é simplesmente um MARTÍRIO: cadê o nosso cadastro? Agora mesmo, escrevendo estas linhas acabei de pedir um sanduíche e passei por isso tudo.
Ficamos loucos e começamos a pensar que comprar virou sacrifício.
Na verdade e, pelo andar da carruagem, a impressão que nos dá, é de que o cliente tem sempre razão! Razão de confirmar o quanto as empresas são desleixadas com a gente.
Por que nos prometem? E, por que não cumprem? O cliente deixou de ser importante?
Pesquisando a respeito encontrei algumas dicas importantes para as empresas, por exemplo:
– Práticas de atendimento ao cliente.
Errado: Não identificar o cliente e nem a sua necessidade.
Certo: Chamar pelo nome, OUVIR o cliente e AUXILIÁ-LO.
Errado: Falar rápido demais.
Certo: Atender de forma clara e objetiva.
Errado: Apresentar erros de português e vícios de linguagem.
Certo: Falar corretamente e sem gírias tipo (meu rei, colega, etc.).
Errado: Impor a Opinião pessoal.
Certo: Não interferir na opinião pessoal do cliente quanto ao produto.
Errado: Falta de interesse e transmitir o produto de forma negativa.
Certo: Desenvolver diariamente, empatia, pró-atividade, entusiasmo, boa vontade , assertividade, flexibilidade e prazer em contribuir positivamente com as pessoas.
Errado: Falar mal da própria empresa em que trabalha para o cliente.
Certo: Se acredita que a empresa não está a sua altura, peça demissão e procure outra.
Errado: Postura inadequada perante o cliente.
Certo: Ser a solução e não um obstáculo para o cliente, bem como nunca criar empecilhos.
A postura é: Ajudar, facilitar e solucionar.
Dá vontade de imprimir isso e andar com uma dúzia na carteira, de forma que antes de comprar entrego ao atendente.
Quando alguém tenta me “empurrar uma venda”, fico olhando nos olhos imaginando o que passa na cabeça deste vendedor, chego até ver as nuvenzinhas pairando sobre sua cabeça: “tenho que bater minha meta! Tenho que vender de qualquer jeito!”
Acredito que o mau atendimento não é menor que a dedicação que a empresa tem pelo funcionário.
O atendimento de excelência, aquele que faz cair o nosso queixo, deve ser naturalmente implantado no dia-a-dia da empresa, o que chamamos de CULTURA EMPRESARIAL.
Somos clientes, somos fortes. Não aceite menos que isso.
O mundo está mudando, e as empresas?
Wagner Alessandro Nogueira é Administrador de Empresas e Consultor em Gestão Empresarial. É o responsável técnico pela empresa Office br Consultoria. Relevante participação e conhecimentos de Gestão Comercial de Pequenas e Médias Empresas, Especializando para Micro e Pequenas Empresas (especialmente as Familiares). Consultoria nas atividades Administrativas, Financeiras e Marketing. Professor de Curso Técnico em Administração de Empresas, Consultor e Instrutor em Gestão de Tecnologia Empresarial e Negócios Eletrônicos.
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