E por mais forte que sejam estes “diretos no queixo”, como falam no boxe, só temos um caminho – olhar pra frente e andar.
Não podemos ficar estáticos diante de algo que não está em nossos planos.
Uma vez li o seguinte:
“Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá.”
Ayrton Senna
Esta frase me abriu os olhos para uma questão muito importante: resiliência.
A palavra vem da física e significa, originalmente, a capacidade de um corpo voltar à forma original depois de um choque.
Segundo a psicóloga Estelle Morin, nos últimos anos, resiliência passou a indicar a capacidade de reagirmos positivamente na adversidade. “Para suportar a pressão”, é necessário ser flexível e saber improvisar. Ou seja, ser resiliente.
Nossa resiliência é que nos mantém em pé quando somos atropelados pelos acontecimentos marcantes, e porque não dizer, também traumáticos, tais como: desemprego, perda de um ente ou amigo querido, acidentes, entre outros momentos de expressão em nossas vidas.
Uma pessoa resiliente não é apenas capaz de lidar com essas experiências, mas é também capaz, acima de tudo, de se recuperar depois, recobrando, por si mesma, a força necessária para seguir em frente.
A boa notícia é que podemos desenvolver a resiliência, gerindo nossos pensamentos, comportamentos e ações.
Para desenvolvermos a nossa resistência individual listamos 10 tópicos que podem nos ajudar a sermos mais fortes – resilientes.
1. Desenvolva relações de apoio e carinho em casa, entre amigos e colegas. Aceitar a ajuda e o apoio e, por outro lado, também oferecer ajuda aos outros quando eles precisarem.
2. Lembre-se que algumas crises estão além do seu controle. Você não pode mudar os acontecimentos, mas você pode mudar a maneira de interpretar e reagir a eles. Tente aceitar isso e olhar para frente.
3. Aceite que a mudança faz parte da vida e que você terá de se adaptar às novas circunstâncias.
4. Estabeleça algumas metas realistas e tome os primeiros passos para alcançá-los. Pergunte a si mesmo: “Qual é a única coisa que eu posso realizar hoje?”, ao invés de focar em um objetivo geral e amplo.
5. Seja decisivo. Não espere tanto. Aja, ao invés de esperar que a vida aja por você. Não é evitando os problemas que eles irão embora.
6. Tente entender e assimilar melhor suas próprias experiências ao lidar com a perda, sofrimento ou problemas emocionais. Aprecie o que você aprendeu com esses momentos.
7. Desenvolva uma visão positiva sobre si mesmo se preparando para estar sempre confiante em suas forças e habilidades.
8. Tente dar uma perspectiva de longo prazo e não “valorize” o significado do evento, entendendo que isto é apenas “coisa de momento”.
9. Mantenha-se esperançoso (a) e otimista. Visualize o que você quer, ao invés de se preocupar com o que você teme.
10. Cuide de si mesmo (a). Cuide da sua saúde, da sua cabeça e procure relaxar – encontrar a paz. Isto lhe dará a força e o equilíbrio para lidar com situações difíceis.
Assista o vídeo, ele ilustra vidas de superação.
As pessoas mais resilientes sustentam três crenças fundamentais:
Compromisso: esforçam-se para estar envolvidos em eventos ao invés de se sentirem isolados.
Controle: eles tentaram controlar os resultados, ao invés de cair em passividade e impotência.
Desafio: eles viram mudanças estressantes (positivas ou negativas) como oportunidades para novos aprendizados.
Como anda sua resiliência?
Quero ver você olhar pra frente e andar, diferente de ontem… melhor que hoje.
Wagner Alessandro Nogueira é Administrador de Empresas e Consultor em Gestão Empresarial. É o responsável técnico pela empresa Office br Consultoria. Relevante participação e conhecimentos de Gestão Comercial de Pequenas e Médias Empresas, Especializando para Micro e Pequenas Empresas (especialmente as Familiares). Consultoria nas atividades Administrativas, Financeiras e Marketing. Professor de Curso Técnico em Administração de Empresas, Consultor e Instrutor em Gestão de Tecnologia Empresarial e Negócios Eletrônicos.
Facebook: http://www.facebook.com/officebr
E-mail: adm.wagner@setelagoas.com.br
Site: www.officebr.com