“Impossível é apenas uma grande palavra usada por gente fraca que prefere viver no mundo como está em vez de usar o poder que tem para mudá-lo.
Impossível não é um fato é uma opinião, Impossível não é uma declaração, é um desafio impossível é hipotético, Impossível é temporário.
Impossible is nothing Adidas”
Oportunidades Disfarçadas, do empresário, publicitário e palestrante Carlos Domingos (Ed. Sextante, 2009) é um livro, no mínimo, inspirador.
Inspirador do início ao fim!
O livro é resultado de sete anos de pesquisa e reúne 200 casos reais de companhias e pessoas “que transformaram grandes problemas nas melhores chances de suas vidas”.
A título de apresentação de sua obra, o autor nos oferece um prefácio póstumo de uma das maiores personalidades mundiais – Abraham Lincoln – aquele que, para muitos, é considerado o maior Presidente que os Estados Unidos da América já teve ao longo de toda a sua história.
E Lincoln então se dirige a nós e, em “algumas poucas palavras”, nos relata, de forma cronológica, uma sucessão de infortúnios, seja na vida pessoal, profissional e política. Contudo, mesmo diante de tantos fracassos, Lincoln persiste, sem jamais desistir e escreve definitivamente o seu nome nos anais da história, ao se tornar Presidente dos Estados Unidos da América, contribuindo de forma categórica, para que o seu país – àquela época dividido pela Guerra da Secessão – fosse hoje a grande nação mundial que é.
Pois bem! O prefácio é a “chama” inicial para um elenco de histórias de determinação diante das adversidades do mercado.
E você vai, sem dúvida alguma, se surpreender, com os personagens que se revelaram ao longo das páginas passando por Bill Gates, Steve Jobs, Amador Aguiar, Coca-Cola, McDonald’s, Wal-Mart, entre outros grandes nomes – empreendedores, marcas e empresas de sucesso – que transformaram problemas em grandes oportunidades.
Carlos Domingos ainda nos apresenta “10 maneiras de identificar uma oportunidade disfarçada”, quais sejam:
1 – Levante casos semelhantes ao que você está vivendo;
2 – Não siga cegamente os teóricos e suas regras;
3 – Seja inovador sem inventar nada;
4 – Seja capaz de mudar de opinião e de direção;
5 – Quando estiver em algum lugar, esteja realmente presente;
6 – Na dúvida, pergunte ao consumidor;
7 – Não desista: toda empresa passa por dificuldades;
8 – Não se acomode nos momentos de prosperidade;
9 – Ame o que você faz;
10 – Acredite que você é capaz.
Assim, Carlos Domingos nos oferece uma verdadeira “oportunidade disfarçada”, uma inspiração para os momentos de crise.