Houve uma época em que as pessoas procuravam emprego e que, tirando o que não sabiam fazer, só sobrava a função de vendedor.
Mas isto mudou, o vendedor evoluiu com novas denominações – consultor de vendas, executivo de vendas, etc.
E o mais interessante é pensarmos em duas opções:
1ª – O vendedor contribuiu para o desenvolvimento do cliente mais crítico.
2ª – O cliente mais crítico contribuiu para o desenvolvimento do vendedor.
Enquanto clientes, estamos atentos quanto ao tratamento que nos é oferecido, elogiamos, por vezes criticamos, ficamos contentes, decepcionados, etc. Uma explosão de sentimentos.
Por que somos assim? Descobrimos nosso potencial e todo empreendimento é feito para nós, clientes.
Se eu experimento um atendimento excepcional (o que é raro), nada menos do que isto vai me interessar daí por diante. E sempre farei comparações.
O problema das empresas agora é muito sério. Proporcionar um atendimento “fantástico” para os seus clientes porque, estes mesmos, já provaram em algum lugar o néctar de ser “especial”.
Não adianta o discurso do produto exclusivo, da loja com granito de luxo, dos equipamentos de última geração e etc. Faz parte, mas não convence.
O que o cliente absolutamente não quer é ser atendido por vendedores “nos” olhando dos pés à cabeça e, assim, fazendo julgamentos preconceituosos sobre potencial de compra.O que o cliente realmente não quer é ser tratado com indiferença, ou menos que a sua dignidade permite.
Empreendedores, empresários, gerentes e senhores do campo da decisão, tenham uma atenção especial com esta área frágil que é a “porta de entrada” de toda e qualquer organização.
Uma equipe de vendas sem treinamento (investimento) pode colocar tudo a perder a curto e médio prazo.
Aqui vão algumas dicas adaptadas do portal Entrepreneur.com para que sua força de vendas possa brilhar no atendimento:
1. Mantenha sua boca fechada e seus ouvidos abertos;
2. Venda com perguntas, não com respostas;
3. Demonstre curiosidade pelo seu cliente;
4. Preste bastante atenção no que o seu cliente NÃO está dizendo, procure ler nas entrelinhas;
5. Se lhe for perguntada alguma coisa, responda rápida e objetivamente;
6. Somente depois de ter descoberto as reais necessidades de seu cliente mencione o que você está oferecendo;
7. Pergunte ao seu cliente se existe alguma barreira que o impeça de prosseguir com a negociação.
Agora o desafio:
Reúna com sua “força” de vendas e desenvolva o compromisso das próximas 3 dicas – faça os treinamentos necessários e todos assinam como se fosse um contrato de melhores práticas.
8. (Complete)
9. (Complete)
10. (Complete).
E então, se ainda tem dúvida converse com aqueles “que ainda são” seus clientes – é uma fonte de pesquisa confiável.
Sabemos que produtos, mercadorias e afins não são difíceis de se encontrar na concorrência mas, uma frente de atendimento “fantástica”, não se compra, não se imita – é cultura.
Queremos ter o melhor atendimento na sua organização!Saia na frente – desenvolva cultura, menos que isso não interessa.
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