“Nada no mundo pode tomar o lugar da persistência.
Nem o talento; nada é mais comum que homens talentosos fracassados…”
Calvin Coolidge
Sempre nos deparamos com pessoas que nos dizem num só refrão: “Possuir um negócio próprio não é fácil”.
E com este ponto de vista “terrorista” continuam: O que você faz quando está trabalhando no vermelho nos últimos meses? E quando houver despesas que não estão no orçamento? E quando os seus funcionários não te entregarem uma produção satisfatória? E quando tudo que você gastou com marketing e publicidade não valer a pena? E quando você receber reclamações, uma atrás da outra, sobre seus produtos ou serviços? E assim por diante… a lista parece não ter fim.
Estas indagações fazem qualquer micro ou pequena empresa perder o equilíbrio e nos empurrar contra a parede do desespero.
Quem disse que era fácil?
Mas calma aí, meu amigo(a)!
Tudo isso realmente pode acontecer, mas todas estas situações são parte da realidade que se tem de enfrentar na condução do seu próprio negócio.
A outra parte é composta por sonhos, prazeres e auto realizações. Esta parte é a mais bela que existe dentro de cada empreendedor.
Mas para experimentar estas sensações será preciso investir muito na: persistência, persistência e persistência.
Esta é a característica mais evidente nas pessoas de sucesso, seja qual for a área em que atuam.
Persistência é a marca de um empreendedor e a chave para sustentar o seu negócio, mesmo nas piores dificuldades.
Henry Ford, exemplo de persistência, disse certa vez: “Há mais pessoas que desistem, do que pessoas que fracassam!”.
Já vi muita gente mentir sobre si mesmo. E uma das maiores mentiras que já ouvi é: “Eu sou o fracasso em pessoa. Tudo que faço não dá certo, não vai pra frente, etc…”
Será que existem pessoas predestinadas ao fracasso?
O que percebemos são pessoas que por um motivo qualquer tiveram um contratempo ou fracasso de momento, o que não quer dizer que sempre será assim.
A superação destes obstáculos é que nos fortalece. O grande lance da vida é a nossa capacidade de levantar quando caímos, de sacudir a poeira, de olhar pra trás, de ver em que tropeçamos… continuar andando e aos poucos pegar velocidade.
Pela observação deste fenômeno, não é difícil concluirmos que quando as coisas ficam muito difíceis é que realmente estaremos perto de alcançar o sucesso. Thomas Edison, um grande inventor e empresário, nos deixou um pensamento que retrata a persistência:
“Muitos dos fracassos da vida são de pessoas que não perceberam o tão perto elas estavam do sucesso quando desistiram.”
A Persistência é um fator chave para o sucesso. Se você tem um destino, sabe aonde quer chegar – não desista, você chegará lá. Desistir não pode fazer parte da sua lista de opções. Se desistir amigo(a), é porque você não acredita no seu potencial de realmente realizar seus sonhos.
Reflita sobre persistência, aplique sobre suas atitudes e procure entender que, administrar bem um negócio é administrar seu futuro e, se você não persistir com ele quem o fará?
Então, o que devemos é continuar fazendo o caminho certo, mesmo que hoje ainda não lhe pareça certo – nosso “combustível” é a persistência e o “tanque de combustível” é do tamanho de nossos sonhos.
Este é o caminho do sucesso: “Rodovia Persistência”.
O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência.
Não desista de chegar lá!!!
Faça acontecer.