O ator e professor de teatro Paulo Henrique de Souza, conhecido como Paulinho do Boi, é uma figura ativa no resgate cultural de Sete Lagoas, especialmente no que se refere ao folclore e ao carnaval.
Desde sua infância, Paulinho demonstrava paixão pelo carnaval, desfilando na bateria da escola de samba Imperatriz Catarinense, tocando tamborim. Ele recorda com saudade a época em que diversas escolas e blocos carnavalescos animavam as ruas do bairro Santa Luzia, conhecido como “Garimpo”.
Aos 42 anos, Paulinho compartilha seu conhecimento com suas filhas Clarice e Larissa, sendo parte de uma família numerosa de professores. Formado em Gestão de RH pela UNIFEMM, é autodidata em teatro e ministra oficinas no Serpaf, além de ser diretor artístico do grupo Carroça Teatral.
Paulinho é um dos idealizadores do projeto Arte Brasil, realizado mensalmente há 13 anos, junto com Roni Raggi e Kleber Kabelinho. Ele também resgatou o bloco Boi da Manta, inspirado na história do bairro São Geraldo e seu boi brincante, iniciando os desfiles em 2003.
Além de suas atividades culturais, Paulinho foi presidente do Conselho Municipal de Cultura de 2008 a 2011. Ele lamenta a falta de políticas culturais eficazes em Sete Lagoas e continua lutando pelo fortalecimento da cultura local.
Atualmente, prepara o espetáculo “O Auto do Boi da Manta – De Repente o Milagre da Ressurreição”, que estreará em agosto no Casarão. No próximo carnaval, planeja homenagear os artistas Magno Francisco e Zacarias, convidando todos a sonharem por uma Sete Lagoas mais digna para artistas e cultura local.