Logo

Água do banho pode ser reaproveitada em até 90% com invenção de designer

Segundo a Sabesp, empresa responsável pelo abastecimento em São Paulo, um banho de cinco minutos gasta aproximadamente 45 litros de água e, com a invenção do designer húngaro Alberto Vasquez, 90% dessa água pode ser reaproveitada.

O designer diz que foram dois anos de projeto até conseguir um resultado satisfatório, em que 90% da água utilizada em um banho pode ser reaproveitada para fazer as tarefas domesticas ou para dar descargas.

"O sistema Gris é resultado de um trabalho de dois anos que fiz durante minha faculdade", diz Vasquez à BBC Brasil. "É uma ideia simples, mas que exigiu uma pesquisa complexa".

Sistema Gris desenvolvido para armazenar a água do bonho / Foto: DivulgaçãoSistema Gris desenvolvido para armazenar a água do bonho / Foto: Divulgação

O sistema consiste em quatro reservatórios que armazena 10 litros de água cada. A invenção permite armazenar até 40 litros por banho. O Gris é composto por uma plataforma antiderrapante que se inclina ligeiramente para o centro, onde há entradas que permitem o acumulo de água em seu interior.


São quatro placas para armazenar água / Foto: DivulgaçãoSão quatro placas para armazenar água / Foto: Divulgação

Alberto Vasquez ganhou dois prêmios internacionais de design com seu invento. O iF Design Award e o A'Design Award, além de ter sido premiado pelo governo húngaro.

De acordo com o designer são muitos os e-mails diários que recebe de pessoas solicitando o produto, no momento a invenção está em fase de protótipo. Ele espera poder comercializá-lo por um preço entre US$ 20 e US$ 40, mas para poder vender o Gris precisa de investidores que o produz em em grande escala.


Com UOL



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks