Logo

Descubra como bloquear ligações indesejadas principalmente de telemarketing

Provavelmente você já recebeu uma ligação indesejada de serviços de telemarketing, mas felizmente existem meios para bloquear essas chamadas. Em 2009 foi instituída a Lei 13.226/08, mais conhecida como Lei do Bloqueio, regulamentada pelo Decreto Estadual 53.921/08 em São Paulo. Hoje, a lei também está em funcionamento no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Minas Gerais.

Reprodução/InternetReprodução/Internet

Apesar de pouco conhecida, ela permite que os consumidores bloqueiem suas linhas telefônicas para impedir que empresas entrem em contato para oferecer serviços ou produtos. A iniciativa teve origem por conta das diversas queixas diárias recebidas pelo Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon). Para se ter dimensão do problema, apenas em 2017 foram registradas cerca de 16 mil reclamações sobre serviços de telemarketing em São Paulo. De acordo com o órgão, a principal razão das queixas é a invasão de privacidade dos consumidores.

Como se inscrever no Cadastro para Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing do Procon?

Para fazer o bloqueio das suas linhas telefônicas e ficar livre das chamadas de serviços de telemarketing, basta acessar o site do Procon e fazer o seu cadastro gratuitamente. Após o preenchimento do formulário, será emitido um login e senha, que poderão ser usados sempre que você precisar alterar o número do seu celular ou residência. Um dos pontos interessantes é que o serviço permite o cadastro de até cinco telefones por consumidor.

A partir da inscrição, as empresas de telemarketing ficam proibidas de realizar chamadas para os números bloqueados. No entanto, a lei não se aplica a ligações de pedidos de doações e nem a empresas que precisem entrar em contato para fazer pesquisas de satisfação ou cobranças. Vale lembrar que o serviço é gratuito e que, além de dar o poder de escolha ao consumidor, possibilita o registro de reclamações contra empresas que desrespeitem o bloqueio. Outro canal para tomar providências contra ligações malquistas é a Anatel.

Aplicativos para bloqueio de ligações indesejadas

Além do serviço oferecido pelo Procon, existem diversos aplicativos capazes de identificar e bloquear chamadas inconvenientes. Conheça três dos melhores:

Devo atender?

O Devo Atender? permite que o usuário fique imune a chamadas caras, indesejadas ou desconhecidas. Entre as funcionalidades do aplicativo estão o bloqueio de ligações de números privados, de números com classificações negativas, de números definidos pelo próprio usuário e até mesmo de qualquer número que não esteja em sua lista de contatos. Download disponível apenas pelo Android.

Truecaller

O Truecaller identifica ligações e bloqueia mensagens indesejadas através de uma lista de spam baseada em uma comunidade de 250 milhões de usuários. Entre suas funcionalidades, a ferramenta conta com identificador de chamadas tanto de contatos salvos quanto desconhecidos, identificador de SMS e bloqueio de spam e telemarketing. Disponível para Android e iOS.

Whoscall

O Whoscall também funciona como um aplicativo de identificação de números desconhecidos, bem como um bloqueador de ligações indesejadas. Para garantir a privacidade do usuário, o aplicativo conta com um banco de dados com mais de 1 bilhão de números cadastrados, permitindo que você aceite e recuse ligações por categorias, como DDD, operadoras, bancos, números privados, telemarketing etc. Outro recurso interessante do app é seu escaneamento de SMS, protegendo o usuário de fraudes e links com vírus. Disponível para Android e iOS.

Com Canal Tech



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks