Logo

Cuidados com a pele no inverno: especialistas dão dicas

O tempo mais seco do inverno exige um cuidado especial com a pele. Nesta época, é comum sentir o ressecamento nas mãos, pés, joelhos, cotovelos e lábios. As baixas temperaturas inibem a atividade das glândulas sebáceas e sudoríparas, que produzem gordura e o suor, respectivamente, deixando a pele mais seca.

Foto: Ilustrativa/Reprodução InternetFoto: Ilustrativa/Reprodução Internet

“Com frio, a gente tende a tomar menos água, mas é importante manter a hidratação nesse período. Os longos banhos quentes devem ser evitados, pois eles podem ressecar ainda mais a pele”, alerta a dermatologista Mônica Fialho.

“É importante destacar que a pele que reveste os lábios tem uma camada de queratina muito mais fina do que a pele facial. É fundamental a utilização diária de fotoprotetores labiais para prevenir o ressecamento e lesões. Além disso, é importante lubrificar e hidratar frequentemente os lábios ao longo do dia, isso evita que o lábio fissure”, indica o dermatologista André Braz.

Assim como no verão, o uso de protetor solar diário, principalmente no rosto, é imprescindível para manter a epiderme saudável. “O fato de as baixas temperaturas dominarem no inverno não significa que a incidência solar diminua. Esta confusão é comum e perigosa”, diz o dermatologista Cristiano Kakihara.

Outro fator que causa a secura da pele é a aplicação frequente de sabonetes inadequados. “O tipo de sabão usado no banho pode ter um grande impacto no ressecamento da pele. O sabão é um emulsificante e, por isso, remove os óleos na pele. Quanto mais frequentemente a pele é esfregada com sabão, mais óleo é removido. O uso excessivo de sabonetes pode piorar a qualidade da pele”, detalha a dermatologista Daniela Neves.

Veja, a seguir, algumas dicas de especialistas:

- Menos produtos: Use menos produtos que removem a gordura da pele, a fim de evitar a piora do ressecamento, como sabonetes que não contenham hidratantes em sua formulação.

- Hidrate sempre: Sempre passe o hidratante sobre a pele ao sair do banho. O creme do rosto deve ser específico para a região e diferente do resto do corpo.

- Áreas críticas: Reforce a hidratação de áreas como rosto, pescoço e mãos, que sofrem mais com as agressões da baixa temperatura. Passe o hidratante pelo menos três vezes por dia.

- Água fria: Evite banhos muito quentes e longos. Quanto mais contato a pele tiver com a água em temperaturas altas, maior a chance de perder a gordura natural que envolve a epiderme.

- Evite buchas: Não use buchas para limpar a pele a não ser que haja algum tipo de sujeira que exija sua utilização.

- Sabonetes líquidos: Dê preferência para sabonetes líquidos, hipoalergênicos e com o pH 5,5, que é compatível com o da pele.

- Proteção diária: Use protetor solar e labial diariamente. Embora as baixas temperaturas dominem no inverno, a incidência solar não diminui.

- Muita água: Beba bastante água. Com o frio, a tendência é diminuir a ingestão de líquido, mas é importante manter a hidratação.

Com Extra



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks