Logo

Reiki, a terapia do agora: método trabalha o presente para buscar equilíbrio de corpo e alma

Sistema terapêutico que utiliza principalmente o toque das mãos para harmonizar, equilibrar e repor a energia de todos os seres vivos, o reiki é mais do que um método capaz de recuperar saúde física e espiritual. Filosofia fundamentada há quase cem anos, segue princípios que ajudam a ressignificar a vida com base na importância do momento presente.

Método pode ser aplicado por meio da imposição de mãos - mais comum - ou mesmo à distância, explica Ailla Pacheco, mestre reiki — Foto: Cléo Baptista/DivulgaçãoMétodo pode ser aplicado por meio da imposição de mãos - mais comum - ou mesmo à distância, explica Ailla Pacheco, mestre reiki — Foto: Cléo Baptista/Divulgação

“É compreender que o ensinamento do ‘somente por hoje’ nos demonstra a profundidade do agora, momento mais importante de nossas vidas, e que, portanto, deve ser cultivado com o máximo de amor e cuidado”, explica Ailla Pacheco. Psicoterapeuta, professora de yoga e mestre em reiki, a mineira lançou, nessa quinta-feira (19), em Belo Horizonte, o livro “Essencial’mente Reiki – Uma Leitura Psiconeurocientífica sobre Reiki, Yoga, Chakras e Medicina Integrativa”.

A obra, que reúne 15 anos de estudos, aborda a relação entre a ferramenta, a neurociência, o yoga, a medicina energética e a psicologia dos pontos de vista teórico e prático. União das energias Rei (espiritual) e Ki (vital), o método, criado no Japão, é totalmente independente de religiões e crenças, podendo ser aplicado em qualquer ser vivo para aliviar dores e restaurar o equilíbrio da alma e do corpo.

"Embora ainda haja um viés muito esotérico sobre o assunto, existem inúmeras pesquisas que comprovam a efetividade da técnica, tanto quanto ferramenta de autoconhecimento quanto para melhorar a qualidade de vida”, esclarece Ailla.

Autoaplicável

Dentre os muitos benefícios do método, está a possibilidade de ser autoaplicável, ou seja, o reikiano (como é chamado o terapeuta capacitado para atuar com a técnica) pode se autotratar. Aromaterapeuta há quatro anos, Elziane Paim agrega o trabalho energético às propriedades cientificamente comprovadas dos óleos essenciais tanto com os pacientes quanto em si mesma. O resultado é uma abordagem mais completa.

“Muitas vezes, intuitivamente, escolho um óleo essencial para usar nas mãos ao aplicar o reiki. Ao acessar o sistema límbico (parte do cérebro responsável pelas emoções e comportamentos sociais), a junção das duas ferramentas traz à tona memórias e sensações. Em mim mesma, o objetivo é conectar com a energia, proteger-me e preparar para começar mais um dia”, detalha.

Corpo físico

Gerador de bem-estar e harmonização emocional, o método, que tem adeptos espalhados no mundo inteiro, também traz benefícios para o corpo físico. Pesquisas demonstram que a imposição de mãos tem impactos positivos na imunidade, na produção de plaquetas, na redução do estresse e da insônia e até na perda de peso. Pacientes com depressão e em tratamento contra câncer também colhem os benefícios do sistema terapêutico, que pode ser aplicado até mesmo à distância.

Reikiano há cinco anos, Cléber Ferreira coordena um grupo que atende em Belo Horizonte de forma voluntária. Mais de 20 pessoas são acolhidas, às terças e quinta-feiras, por ele e seis voluntários. O tratamento, voltado principalmente para pacientes oncológicos ou com depressão, dura de quatro a dez sessões. E tem até fila de espera.

Cléber explica que mais do que harmonizar energeticamente, o reiki, nesses casos, alivia dores físicas, renova o fôlego de quem luta contra uma doença e ajuda a modificar a vibração e os pensamentos das pessoas.

“Para curar doenças é preciso mudar os pensamentos, as atitudes. Parar de reclamar e falar mal dos outros. Do contrário, a energia vai embora, o corpo adoece”, enfatiza, lembrando os princípios da ferramenta.

Com Hoje em Dia



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks