Logo

Secretário faz alerta sobre uso indiscriminado da vitamina D: 'Pode gerar danos'

Apesar do comprovado benefício da vitamina D para o fortalecimento do sistema imunológico, Denizar Vianna, secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, alertou nessa segunda-feira (13) para o uso indiscriminado do nutriente.

Foto: Reprodução/IlustrativaFoto: Reprodução/Ilustrativa

"A vitamina D não é isenta de problemas. A vitamina D, ao contrário de outras vitaminas, como a vitamina C, que é hidrossolúvel, se o indivíduo fizer uso de quantidade excessiva de vitamina C, ela é eliminada pela urina. Mas isso não acontece com a vitamina D, não acontece com A, D e K. Elas são chamadas de vitaminas lipossolúveis e elas podem se acumular no organismo", explica.

Na avaliação do secretário, uma alimentação adequada é suficiente para que a pessoa usufrua do nutriente. "Se há uma carência, o médico vai orientá-lo em relação a isso", explica. "A própria Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia já se posicionou em relação a isso, de que não há uma recomendação para vitamina D e que seu uso indiscriminado pode gerar danos", completa.

Com Itatiaia



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks