Logo

Covid-19: Sintomas podem durar três semanas no caso de infecção leve, diz estudo

Um estudo realizado por médicos ligados à escola de medicina da universidade Emory, de Atlanta, nos Estados Unidos, constatou que pacientes infectados de modo leve pelo novo coronavírus apresentam sintomas que podem durar mais de três semanas. O dado contraria a indicação de isolamento por 14 dias.

Conclusão do estudo é que o período de isolamento de 14 dias não é suficiente./ Foto: Gil Cohen/AFPConclusão do estudo é que o período de isolamento de 14 dias não é suficiente./ Foto: Gil Cohen/AFP

Ao longo de 50 dias, os médicos acompanharam 272 pacientes que não foram hospitalizados, já que os sintomas não eram muito graves. Segundo o levantamento, três semanas depois dos primeiros sinais, 41% dos entrevistados ainda tinha tosse, um dos principais indicadores da Covid-19. Outros 24% ainda apresentavam falta de fôlego, 23% tinham perda de olfato e paladar, 23% tinham sinusite e 20% tinham dor de cabeça. A soma é maior do que 100%, já que os pacientes poderiam indicar dois ou mais sintomas que ainda persistiam.

A conclusão do estudo é que o período de isolamento de 14 dias não é suficiente. Segundo os pesquisadores, “pacientes e profissionais da saúde devem estar atentos para a resolução dos sintomas, que pode ser gradual”, e o isolamento de infectados com o novo coronavírus deve ser antecipado o máximo possível.

Com O Tempo



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks