Logo

Brasil ultrapassa 40 mil mortes causadas pelo coronavírus; recuperados somam 345.595

Cento e seis dias após o primeiro caso de coronavírus confirmado no país, o Brasil ultrapassou nesta quinta-feira (11) a marca de 40 mil mortes causadas pela covid-19. Nas últimas 24 horas, 1.239 novos óbitos foram registrados, elevando o acumulado para 40.919, segundo balanço do Ministério da Saúde. No mesmo período, também foram computados 30.412 novos casos. Agora, o total é de 802.828. Desse montante, 345.595 já estão recuperados.

Foto: Reprodução/IlustrativaFoto: Reprodução/Ilustrativa

A primeira morte causada pelo vírus no país foi confirmada no dia 17 de março, em São Paulo. A vítima era um idoso de 62 anos que tinha diabetes e hipertensão. Desde então, olhando na série histórica do Ministério da Saúde, o Brasil levou 53 dias para chegar na casa dos 10 mil mortos pela doença, mais 12 dias para atingir 20 mil, outros 12 dias para romper a barreira dos 30 mil óbitos e agora levou apenas nove dias para ultrapassar as 40 mil vidas perdidas.

Entre as regiões do Brasil, o Nordeste é o que acumula o maior número de casos, com 284.127 pacientes infectados. Deste número, a maior parte vem do Ceará, com 73.879 pessoas confirmadas com COVID-19.

O Sudeste vem logo em seguida, com 280.972 notificações de COVID-19. A região, no entanto, lidera em número de mortes, com 18.901 óbitos. São Paulo é o estado com mais mortes, com 10.145 vidas perdidas.

Minas Gerais, por sua vez, se aproxima da triste marca de 20 mil casos confirmados da doença. A Secretaria Estadual de Saúde (SES/MG) já contabilizou 18.448 pacientes infectados e 431 mortes por complicações causadas pelo coronavírus.

O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

Da Redação com EBC



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks