Logo

Sete Lagoas terá Praça dos Esportes e da Cultura no Jardim dos Pequis

O Prefeito Mário Márcio Maroca anunciou na tarde desta quinta-feira, a construção do mais completo espaço cultural, esportivo e de lazer de Sete Lagoas e região: a Praça dos Esportes e da Cultura - PEC "Jorge Maciel", no bairro Jardim dos Pequis em terreno doado pela Prefeitura Municipal.



A Praça dos Esportes e da Cultura - PEC, faz parte de um projeto da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) – Governo Federal, e tem o objetivo de integrar num mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços sócio-assistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania nas cidades brasileiras.

O contrato de repasse de recursos do Orçamento Geral da União, foi assinado no dia 28 de fevereiro deste ano, entre o Prefeito Mário Márcio Maroca e o Gerente Geral da Caixa em Sete Lagoas, Marcos Augusto de Assis.

Segundo o Secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Luiz Márcio Machado, a Praça terá três mil metros quadrados de área construída. "Serão aplicados mais de R$ 2 milhões nessa Praça, incluindo obras, equipamentos/ mobiliário e trabalho técnico social.", afirmou. A gestão conjunta da Praça ficará a cargo do município, através de parcerias entre as Secretarias Municipais de Esportes e Lazer, Cultura e Comunicação Social, Assistência Social e Planejamento.



A Coordenadora da Secretaria de Planejamento, Kátia Nogueira, informa que já foram feitos os estudos de impacto na folha do município para manutenção do espaço, em parceria com a Fundação Municipal de Ensino Profissionalizante (Fumep). "Os custos de manutenção, incluindo pessoal, serão de R$ 1,6 milhão por ano. Parte desses custos já são absorvidos pela administração municipal, já que alguns funcionários das secretarias parceiras serão realocados para a Praça de Esportes e Cultura" além de parcerias Público/ Privada – PPP, complementou.

Elto Sávio Dutra, Secretário Adjunto de Planejamento, lembrou que Sete Lagoas foi uma das 401 cidades em todo o país - e uma das 29 cidades mineiras - contempladas pelo Ministério da Cultura para receber a Praça. "Um dos critérios para a escolha da cidade foi ter obras do PAC 1 em andamento, o que é o nosso caso", concluiu.

Maroca lembrou que a Praça dos Esportes e da Cultura “Jorge Maciel” será um equipamento público moderno, contendo área verde, quadra coberta, pista de skate, bicicletário, mesas de jogos, academia livre, playground, biblioteca, um Centro de Referência em Assistência Social (Cras), área de exposição, telecentro, sanitários, salas multiuso e um auditório com 60 cadeiras. "Isso mostra a disposição da Prefeitura de Sete Lagoas para levar não somente casas populares à região do Jardim dos Pequis, como fizemos, através do Programa Minha Casa Minha Vida, mas também esporte, lazer, cultura e inclusão social" finalizou o Prefeito.

De acordo com Elto Sávio, a construção da Praça já se encontra em processo de concorrência pública e, tão logo seja conhecida a empresa vencedora, a Prefeitura emitirá ordem de serviço para o início das obras, considerando que os recursos já estão garantidos pelo Ministério da Cultura.

por SECOM/Prefeitura de Sete Lagoas



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks