Logo

Monsenhor Adelino explica que o sentido da Páscoa é o aprendizado do amor ao próximo

Depois de vivenciar quarenta dias de reflexões e penitência, durante a quaresma, os católicos celebram a Semana Santa, que termina no Domingo de Páscoa. Em entrevista ao SeteLagoas.com.br o pároco da Matriz de Santo Antônio, Monsenhor Adelino de Sousa Lopes, falou sobre o sentido da quaresma e da Páscoa e sobre a Campanha da Fraternidade que em 2014 retratou o tráfico humano.

O Monsenhor explica que o período de quaresma e da Semana Santa são momentos em que as pessoas devem refletir “as celebrações são voltadas para a pessoa de Jesus Cristo para que o cristão tenha consciência de que a sua vida humana precisa de toda a ação salvadora de Jesus”.

Monsenhor Adelino / Foto: Juliana NunesMonsenhor Adelino / Foto: Juliana Nunes

O pároco destaca que são momentos de aprendizado para se viver melhor “nas suas palavras Deus nos releva para vivermos melhor. Vivermos sempre dispostos a abraçar a verdade e o amor”, explica Adelino que completa “por isso o tempo da quaresma tem uma proposta muito forte. Para atendermos a proposta de converter nossa vida de um plano humano para um plano divino que Deus tem para todos nós”.

Nesse sentido Monsenhor Adelino destaca ainda a Campanha da Fraternidade de 2014, que retrata a realidade do tráfico humano, com o tema “É para a liberdade que Cristo nos Libertou (Gl 5, 1)”. Para o Monsenhor “não haverá uma conversão verdadeira se não houver o amor ao próximo, e no amor reconhecer que todos sendo filhos de Deus tem uma dignidade pessoal, que não é mercadoria nem pode ser maltratada”.

Igreja Santo Antônio / Foto: Juliana NunesIgreja Santo Antônio / Foto: Juliana Nunes

O Monsenhor ressalta as diversas faces do tráfico humano que envolve trabalho escravo, venda de órgãos, tráfico sexual e de crianças que ele classifica como uma grande desumanidade. “É uma mancha na humanidade, como que a humanidade aceita algo tão desigual como esse de certos seres humanos eram simples mercadorias”, lembra o Monsenhor.

O Monsenhor destaca a posição ativa de combate a essa situação “é possível tomar uma atitude, se suspeitar pode denunciar, devemos estar atentos, pois podemos também estar envolvidos e a troco de vantagens terminar por prejudicar alguém”, explica.

“Então nós nesse tempo de palavra de Deus que vamos encontrar conversão, solidariedade, e ao vivenciar esses princípios como proposta de Deus já estamos dando a nossa vida a direção. Com Deus e com nós mesmos e com os outros a prática do amor de Deus e o amor a Deus. A quaresma vai nos preparando para aquilo que ao final é a grande celebração”, finaliza Monsenhor Adelino.

Confira a programação da Semana Santa na Matriz de Santo Antônio:

Quinta-feira Santa -17 de Abril

19h30- Catedral: Celebração da Ceia Pascal do Senhor (Missa de Lava-pés)
21h- Procissão Eucarística para o Salão Paroquial. Adoração ao Santíssimo Sacramento até às 24h


Sexta-Feira Santa- 18 de Abril

8h- Adoração e Via Sacra na Catedral : Adoração ao Santíssimo Sacramento até as 11h
15h- Liturgia da Paixão e morte de Jesus
19h- Procissão do Enterro: Sairá da Paróquia de São Cristóvão


Sábado Santo -19 de Abril

20h- Solene Vígilia Pascal: Renovação das promessas batismais, benção do Fogo e do Círio Pascal.
Procissão da Ressureição


Domingo de Páscoa- 20 de Abril

7h-Missa na Catedral
9h-Missa na Catedral
19h- Missa na Catedral


Por Nayara Souza.



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks