Logo

Nossa Senhora das Graças suspende internações na UTI neonatal por causa de superbactéria

A secretaria municipal de Saúde suspendeu novas internações na Unidade de Terapia Intensiva, UTI, neonatal do Hospital Nossa Senhora das Graças por tempo indeterminado. A medida, divulgada nessa quarta, 28, foi motivada pela presença da bactéria multirresistente acinetobacter no setor.

Desde o início do mês, dois bebês estão infectados. Única maternidade da região, a unidade atende a 650 mil pessoas de 35 municípios. Aproximadamente quatro mil partos são realizados no hospital anualmente.

Todos os dez leitos da UTI neonatal da entidade estão ocupados atualmente. Para suprir a demanda, oito novos leitos de UTI foram montados nessa quarta em duas enfermarias da ala de pediatria. Os equipamentos provisórios serão utilizados para atender crianças que venham a precisar de internação.

Internações estão suspensas por tempo indeterminado / Foto: Marcelo PaivaInternações estão suspensas por tempo indeterminado / Foto: Marcelo Paiva

Apesar da direção do hospital garantir que não se trata de uma superbactéria, gestantes com partos marcados na unidade estão preocupadas. Temendo a contaminação, uma ginecologista chegou a recomendar a uma paciente que não se internasse no local.

Procurada na tarde dessa quarta, a assessoria de imprensa do Hospital Nossa Senhora das Graças garantiu que a situação está sob controle. Nenhuma fonte foi disponibilizada para comentar o assunto.

Segundo a entidade, os dois bebês contaminados pela bactéria continuam isolados e estão sendo tratados com antibióticos, procedimento que tem sido eficaz. Na última segunda-feira, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do hospital havia informado que não haveria fechamento de leitos e que novos pacientes poderiam ser recebidos.

A suspensão de novas internações deve possibilitar à Vigilância Sanitária um monitoramento mais preciso dos dez bebês internados na UTI neonatal. O hospital não admite novos riscos para os pacientes e afirma que o fechamento foi apenas por precaução. Também não foi informado se as crianças internadas poderão receber alta quando já estiverem nessas condições.

O Hospital Nossa Senhora das Graças prometeu emitir, a partir desta quinta-feira, 29, hoje, um boletim diário sobre a contaminação pela bactéria e sobre a evolução do tratamento dos bebês.



As informações são do Jornal O Tempo



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks