Logo

Merenda escolar segue "Cartilha Qualidade na Cozinha" junto a orientação nutricional

Cerca de 18 mil alunos da rede municipal recebem merenda e almoço com base em cardápios sob a orientação de nutricionistas que acompanham todo o processo.

Durante as visitas técnicas realizadas pela equipe de nutrição, as unidades escolares recebem uma cartilha denominada “Cartilha Qualidade na Cozinha” que orienta sobre os procedimentos e comportamentos corretos desde o recebimento de mercadorias até o momento em que as refeições são distribuídas aos alunos.

“A merenda é muito gostosa, e tem fruta”, garante uma estudante de 10 anos, da Escola Municipal Professor Vasco Damião. “A gente pode repetir se quiser”, completou Lucas, um colega de sala.

 

Cerca de 18 mil alunos são atendidos / Foto: DivulgaçãoCerca de 18 mil alunos são atendidos / Foto: Divulgação

Segundo informou a secretária de Educação, Mércia Diniz, a equipe de nutrição da Secretaria Municipal de Educação propõe um cardápio que seja atrativo, saboroso, saudável e que respeite as referências nutricionais, os hábitos alimentares e a cultura alimentar local, de acordo com as normas estabelecidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE.

“O Programa de Alimentação Escolar do Município, disponibiliza hoje uma equipe formada por quatro profissionais da área de nutrição, composta por duas nutricionistas e dois técnicos em Nutrição e Dietética”, detalha a secretária.

Mércia explica ainda “Possuímos 61 unidades escolares que se subdividem nos tipos de ensino de tempo Integral, Parcial, EJA (Educação de Jovens e Adultos), Creche, Projeto Mais Educação, incluindo as unidades conveniadas. Nossos alunos são beneficiados com cardápios que são elaborados diariamente e divididos de acordo com o tipo de unidade e faixa etária. Já crianças com problemas de saúde, como diabetes, intolerância à lactose e outros, recebem atenção especial”.

A nutricionista, Luciana Pacheco Marcussi informou que o objetivo do programa é atender às necessidades nutricionais dos alunos principalmente do Programa Mais Educação, durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, bem como a formação de hábitos alimentares saudáveis.

“Existem várias opções de gêneros estocáveis e perecíveis para a confecção das refeições. Os produtos estocáveis são entregues mensalmente, os ovos quinzenalmente e, o leite pasteurizado, os hortifrutis, a carne bovina e o frango semanalmente. Até outubro de 2013 o leite adquirido era do tipo UHT. A partir de novembro de 2013 passamos a trabalhar com o leite pasteurizado tipo C, que é um leite de melhor qualidade em termos nutricionais, e este, é adquirido dos agricultores familiares”, conta a nutricionista.

De acordo com a técnica de nutrição, Maristane Carvalho Souza, foi elaborado um cardápio especial para o berçário. “Todos os profissionais envolvidos no preparo dos alimentos seguem corretamente o planejamento dos cardápios. Etapas importantes para o desenvolvimento da criança são seguidas como: cuidados ao esterilizar as mamadeiras e o momento certo de começar as papinhas”.


Com informações ASCOM Prefeitura.



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks