Logo

Comissão do HNSG aprimora procedimentos para doação de órgãos

Os membros da equipe Intra-hospitalar para Doação de Órgãos, Tecidos e Transplantes, CIHDOTT, do Hospital Nossa Senhora das Graças, HNSG, estão mais alinhados com as práticas do MG Transplantes. Isso porque os profissionais participaram de um curso de extensão promovido pelo órgão para que o trabalho fosse aprimorado.

O curso teve duração de quatro meses e alguns dos temas tratados foram bioética dos transplantes, logística da doação de órgãos, suporte psicológico entre outros. Com a retomada dos trabalhos da CIHDOTT no início do ano, o HNSG voltou a ser inserido no processo de captações de córneas e de múltiplos órgãos.

Entre outras atribuições, a comissão acompanha o processo de diagnóstico de morte cerebral e óbitos de pacientes de coração parado e promove a entrevista com familiares do potencial doador. A CIHDOTT realiza a captação de córneas e de múltiplos órgãos, como pâncreas e fígado, mas não faz o transplante no hospital.

O MG Transplantes é responsável pela captação e distribuição de órgãos em Minas / Foto: Divulgação Patos1O MG Transplantes é responsável pela captação e distribuição de órgãos em Minas / Foto: Divulgação Patos1

A instituição que irá fazer o transplante é responsável por buscar, transportar e realizar todo o procedimento. Uma das principais funções da comissão é entrar em contato com a família, para saber se o paciente que faleceu tinha o desejo de doar seus órgãos. A decisão é dos familiares, que devem entrar em consenso para que todo o procedimento seja feito.

A doação de órgãos e sua destinação para transplantes é coordenada no estado pelo complexo MG Transplantes, que é responsável pela captação e distribuição de órgãos, por meio da Central Nacional de Captação de Doação de Órgãos, CNCDO. A CIHDOTT é obrigatória em todos os hospitais brasileiros públicos, privados e filantrópicos com mais de 80 leitos.

No Brasil, 95% dos transplantes realizados são financiados pelo Sistema Público de Saúde, SUS, que também subsidia a totalidade dos medicamentos imunossupressores para todos os pacientes. Tais características tornam o Sistema Nacional de Transplantes um dos maiores programas públicos de transplantes de órgãos e tecidos do mundo.

O HNSG é um hospital muito importante para a rede SUS do Estado e tem porte e autorização formalizada do MG Transplantes para captar órgãos. Em Minas, todo o procedimento é orientado pela equipe do MG Transplantes e é preciso frisar que o trabalho de doação é sempre muito criterioso. O paciente precisa estar dentro de critérios médicos pré-estabelecidos para fazer a doação. Em todos os casos, a família precisa autorizar o procedimento por escrito.



Com ascom HNSG



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks