Logo

IV Feira de Agricultura Orgânica de Minas Gerais começa nesta quarta, 30

A partir do dia 30 de julho a IV Feira de Agricultura Orgânica de Minas Gerais será realizada no Parque de Exposições JK. O evento, que já teve três edições nos anos de 2002 a 2004, retoma suas atividades e reforça o incentivo à agricultura sustentável.

A feira busca atingir todo o segmento agropecuário, principalmente produtores rurais (de cultivo orgânico ou não), agricultores familiares e urbanos, proprietários de chácaras e sítios de lazer, extensionistas, pesquisadores, professores, estudantes de cursos técnicos e universitários, consultores, chefes de cozinha, público consumidor, representantes de organismos e entidades federais, estaduais e municipais ligados à agricultura e ao meio ambiente e empresas ligadas ao setor.

Horta comunitária do Vapabuçu / Foto: DivulgaçãoHorta comunitária do Vapabuçu / Foto: Divulgação

O modelo adotado pelos idealizadores é de feira estática, com montagem de estandes e feira dinâmica, desenvolvida em área cultivada para aulas práticas além de palestras em auditório.

A agricultura é um setor que possui grande tradição no município o que pode ser notado pelas hortas comunitárias de Sete Lagoas que são exemplos de utilização da agricultura orgânica. Apesar das plantações não serem ainda todas orgânicas a intenção da Prefeitura é mudar esse quadro garante a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo Mônica Vasconcelos.

"É um propósito da Prefeitura transformar as hortas comunitárias no mais orgânico possível, tendo em vista que estes alimentos são destinados à merenda escolar, por exemplo. O produto orgânico ajuda na qualidade de vida, saúde, medicina preventiva, e estes são fatores aos quais damos total atenção" afirma Mônica.

O resgate da Feira de Agricultura Orgânica se deu a partir da ideia do Ph.D em agronomia e ex secretário de Agricultura e Meio Ambiente Dr. João Baptista da Silva, junto ao empresário José Silvério Vasconcelos Miranda.

De acordo com José Silvério Vasconcelos Miranda, um dos idealizadores do projeto, "o produtor familiar é responsável por 70% do alimento consumido no Brasil, uma vez que o grande produtor trabalha em sua maior parte para a exportação. Sendo assim, o propósito da feira é incentivar cada vez mais a agricultura orgânica na região, bem como o pequeno produtor, que é quem pode resolver o problema da alimentação no Brasil", ressalta.

A feira ainda tem o propósito de aproximar deste universo pessoas que não dominam o assunto de forma ampla. Mônica enfatizou a importância do conteúdo a ser apresentado no evento, bem como o impacto a ser causado nos visitantes.

"Muitas vezes uma pessoa vai a um supermercado e reclama que o produto orgânico é menor e mais caro que os demais, mas ela não sabe o trabalho que se dá pra plantar, o valor nutricional deste produto, o gosto mais apurado, entre outros fatores”, finaliza a secretária.

De acordo com a organização da feira, estudantes e público consumidor poderão visitar a feira:

Visitas Técnicas – Poderão ser feitas na Embrapa Milho e Sorgo, na Fazenda Experimental Santa Rita, da Epamig, e nas hortas comunitárias de Sete Lagoas mantidas pela Prefeitura local. É preciso agendar as visitas nos estandes das entidades/instituições. A organização da feira não dispõe de transporte para as visitas.

Visitas de Estudantes e Público Consumidor – Estudantes do ensino fundamental e o público consumidor serão bem recebidos na Agrorgânica 2014. No caso de estudantes, é preciso acertar a vinda das caravanas junto à Emater-MG (Escritório Regional de Sete Lagoas). As visitas para os escolares serão sempre monitoradas e no horário de 9 às 11 horas. Para o público em geral, serão à tarde e também monitoradas.

Mais informações pelo (31) 3772-1624 ou (31) 9809-3282.


Com informações ASCOM Prefeitura.



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks