Logo

Sistema de multa online já está em uso pela Guarda Civil Municipal

Em tempos de Facebook e WhatsApp em que cada vez mais pessoas estão conectadas pelo celular, a Guarda Civil Municipal, GCM, entrou na onda e, há dois meses, usa um equipamento para multas online. O sistema usa um smartphone conectado a internet e a uma impressora móvel que fica na cintura do agente que imprime o Auto de Infração de Trânsito, AIT, no ato da irregularidade.

Sistema já imprime infração na hora / Foto: Marcelo PaivaSistema já imprime infração na hora / Foto: Marcelo Paiva

Os blocos eletrônicos, segundo o subcomandante da GCM, Marlon, são mais seguros e a notificação vai “automaticamente para o sistema”. Usando um programa específico no celular conectado à internet, o agente digita a placa do carro e os demais dados do veículo são sugeridos pelo software. “É mais praticidade na confecção e acaba com a margem de erro”, completa Marlon.

Celular na internet está conectado a uma impressora portátil / Foto: Marcelo PaivaCelular na internet está conectado a uma impressora portátil / Foto: Marcelo Paiva

Nossa reportagem acompanhou na tarde desta quinta-feira, 24, uma operação da guarda na Av. Getúlio Vargas, na orla da Lagoa Paulino. A GCM Maria foi a responsável por autuar três veículos que estavam estacionados em local proibido. Em poucos minutos o AIT foi lavrado e impresso. “Quando digito a placa do carro o programa já sugere a marca e o modelo o que agiliza o processo”, explica.

Vinte e dois blocos eletrônicos estão em uso pela guarda / Foto: Marcelo PaivaVinte e dois blocos eletrônicos estão em uso pela guarda / Foto: Marcelo Paiva

Cada dupla de guarda usa um equipamento e enquanto uma pessoas anota as placas dos veículos que cometem alguma irregularidade o outro GCM vai confeccionando os AITs que são impressos na hora. A corporação já conta com 22 blocos eletrônicos.



por Marcelo Paiva



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks