Logo

Visando mapear o cenário cultural da cidade, prefeitura recebe cadastros de artistas

A Secretaria de Cultura e Juventude começou um mapeamento do cenário cultural da cidade. A ação visa fortalecer e dar visibilidade as classes artísticas locais. De acordo com a secretaria, é preciso "conhecer para fortalecer".

Três Flores, Cia Quiprocó, no Inverno Cultural / Foto: Paulo FilhoTrês Flores, Cia Quiprocó, no Inverno Cultural / Foto: Paulo Filho

O cadastro de artistas e entidades culturais é realizado desde a sexta-feira, dia 1º. A iniciativa, que também faz parte do processo de inserção da cidade no Sistema Nacional de Cultura, visa mapear o cenário cultural local e possibilitar estratégias de fomento e desenvolvimento artístico/técnico, potencializando qualidades e profissionalizando o setor que vem crescendo e revelando talentos.

Para que o cadastro e atualização do banco de dados da classe artística sete-lagoana seja feito de forma responsável e coerente, a Secretaria Municipal de Cultura e Juventude convida os artistas e entidades culturais de todas as áreas de abrangência (teatro, dança, música, literatura, artes plásticas, artes visuais, folclore, pintura e artes integradas) a comparecer na Secretaria de Cultura e Juventude para a realização e/ou atualização do cadastro. Na impossibilidade de comparecimento, o cadastro pode ser realizado via telefone, respeitando o horário de atendimento.

O atendimento para cadastro e esclarecimentos será feito de segunda a sexta feira, de 12h às 17h, falar com Dayane.

Sete Lagoas assinou acordo cooperativo com o Ministério da Cultura. A implementação do Sistema Nacional de Cultura faz parte das metas e ações do Plano Nacional de Cultura (PNC), que estabelece diretrizes e ações de incentivo e fomento à cultura e suas manifestações. Seu objetivo é organizar as políticas culturais de forma descentralizada, dando continuidade a elas independentemente de mudanças de governantes. Objetiva ainda, possibilitar mecanismos de gestão e de investimento na cultura de forma mais transparente, por meio do controle social dos recursos e das políticas implementadas, promovendo a universalização do acesso a bens e serviços culturais e o fomento à produção.

Sete Lagoas está se adequando para integrar ao Sistema. Dentro das ações que integram o processo de adesão ao sistema está a realização de um Seminário de Ações Culturais, que deverá acontecer no próximo dia 30. Com participação aberta ao público, o encontro busca unir esforços para a elaboração do Projeto de Lei de criação do Sistema Municipal de Cultura.

De acordo com a secretaria, após este seminário, será elaborado o Plano Municipal de Cultura, que traçará diretrizes para os próximos 10 anos. Saiba mais sobre o Plano Nacional de Cultura e o processo de inserção no Sistema Nacional acessando o site http://www.cultura.gov.br/plano-nacional-de-cultura-pnc-

Ascom Cultura



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks