Logo

Voluntária de 82 anos ensina marabá e se diverte no Clube de Mães Esperança

Com a proposta de visitar pessoas e instituições que contribuam voluntariamente para o bem da comunidade, seja na área social, cultural ou ambiental, o fotógrafo Quin Drummond convidou e o SeteLagoas.com.br abraçou a causa. A partir de agora, através dessa parceria, traremos informações e belas imagens de trabalhos consagrados em Sete Lagoas, que fazem a diferença na vida de muita gente. A primeira visita foi ao Clube de Mães Esperança.

“Se eu não ensinasse, um dia assim, igual hoje, eu estaria fazendo o quê?”. Esse é o questionamento de D. Lia Lino, de 82 anos, voluntária do Clube de Mães Esperança que aprendeu a fazer artesanatos no local e está há 36 anos ministrando aulas para os interessados em aprender a técnica conhecida como marabá. A senhorinha, de sorriso alegre e olhos brilhantes, se diverte na mesma proporção em que ensina. “É muito bom saber e poder ensinar. A vida é isso, disseminar. E a gente tem que buscar fazer o que gosta, pra quando chegar a velhice, continuar a vontade e o sentido de viver”, reforça D. Lia.

Cleide da Silva, aluna e D. Lia Lino, voluntária / Foto: Quin DrummondCleide da Silva, aluna e D. Lia Lino, voluntária / Foto: Quin Drummond


O Clube de Mães Esperança está em funcionamento desde 1972. É um projeto idealizado pelas esposas dos leões, as domadoras. Os Lions Clubes são a maior organização de clubes de serviço do mundo. Os leões atendem às necessidades das comunidades locais e do mundo. Reúnem-se para oferecer ajuda onde é necessário, sempre com integridade e muita energia.

Desta forma, o Clube de Mães Esperança, que funciona na Av. José Sérvulo Soalheiro, 485, São Pedro, desenvolve trabalhos de cunho social para ajudar pessoas da comunidade. Pertencente ao Distrito L-11, conforme divisão da Associação Internacional de Lions Clubes, o projeto proporciona convivência e capacitação para crianças, idosos e adultos. Dez voluntárias ensinam técnicas diferentes de crochê, macramê, marabá, pinturas em tecidos e bordados diversos. As aulas são sempre às quartas, das 13h30 às 16h.

Cada aluno contribui com R$ 5 mensais para compra do material e do lanche, servido após as aulas. Todos os encontros também são marcados por um momento de reflexão, onde são discutidos temas atuais, assuntos relacionados à saúde, à solidariedade, dentre outros. Cerca de 40 alunos frequentam as aulas.

De acordo com Mariane Lanza, secretária do Clube de Mães, os alunos recebem capacitação e com isso, conseguem uma renda extra, produzindo em casa e vendendo as próprias criações. A coordenadora do clube é a Maria Lúcia Enídio. Andréia Moura, tesoureira e Marília Emília Carvalho também compõem a diretoria.

A cada semestre, novos cursos são ofertados. Novos voluntários interessados em ministrar cursos podem entrar em contato com o grupo. Mais informações na secretaria do Clube de Mães Esperança, às quartas-feiras, das 13h30 às 16h, através do 3773-0972.

Se você conhece algum trabalho ou iniciativa que contribua para o desenvolvimento das pessoas e comunidades envie sua sugestão para o email juliananunes@setelagoas.com.br.


Fotos: Quin Drummond



Por Juliana Nunes



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks