Logo

UPA recebe visita técnica do Ministério da Saúde e começará a ter recursos federais e estaduais

Com o objetivo de verificar o funcionamento e fluxo de atendimento da Unidade de Pronto Atendimento tipo III, UPA Dr. Juvenal Paiva, foi realizada na manhã desta sexta-feira, 15, uma visita técnica do Ministério da Saúde a unidade.

O técnico do Ministério da Saúde, Christian Prata Lima, coletou dados sobre os procedimentos adotados na UPA, a forma de atendimento, funcionamento, capacitações realizadas para os funcionários, dentre outras informações.

Christian aprovou o que viu na UPA de Sete Lagoas. “Percebemos que todo o fluxo necessário para o bom funcionamento da unidade corre como deveria. Pequenas alterações deverão ser feitas, mas nada que atrapalhe o ritmo de trabalho na unidade”, comentou.

Upa III / Foto: DivulgaçãoUpa III / Foto: Divulgação

Lima foi recebido pela Subsecretária de Gestão de Saúde, Lenira Maia, pela Assessora de Gestão Estratégica do Município, Kátia Silene e pela Coordenadora da Urgência e Emergência, Dra. Francimar Lemos Baeta. Antes de chegar a Sete Lagoas, o técnico do Ministério da Saúde visitou as UPA’s de três cidades mineiras, foram elas Varginha, Poços de Caldas e Campo Belo.

Também participaram da visita o conselheiro da Fundação Educacional Lucas Machado (FELUMA), Domingos Guerra, o Coordenador Médico da UPA, Dr. Paulo Roberto e o gerente administrativo da UPA, Danilo Almeida.

A partir da visita do técnico, aprovação e publicação no Diário Oficial da União, a cidade de Sete Lagoas passará a receber recursos das outras esferas de governo (Federal e Estadual), é o que conta o Secretário de Saúde e Gestor do SUS/SL, Breno Henrique Simões.

“Até então, estamos utilizando exclusivamente recursos do tesouro municipal para arcar com as despesas da UPA. Com a aprovação da unidade pelo Ministério da Saúde, receberemos recursos oriundos dos governos Federal e Estadual, aliviando o tesouro municipal”, explicou Simões.

Lenira conta que todas as indagações do técnico foram respondidas e todas as solicitações serão atendidas. “Há muito tempo estávamos trabalhando para que nenhuma intercorrência atrapalhasse o processo de credenciamento da unidade.”, contou a subsecretária.

A UPA de Sete Lagoas adota o atendimento da população com a classificação de risco, que aponta a prioridade pelo estado do usuário. A classificação é feita por meio de uma triagem realizada por uma equipe capacitada para o rápido procedimento. O paciente automaticamente recebe uma pulseira de determinada cor que indicará a sua situação e o tempo de espera à assistência, de acordo com a urgência.

A UPA 24h fica na Av. Tonico Reis (Norte e Sul), 1.700, bairro São Sebastião, a linha de ônibus que atende o destino é a Itapuã.


Com informações ASCOM Saúde.



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks