Logo

Registros de focos de incêndio já superam o ano passado em 109% e serra Santa Helena sofre

Há duas semanas oficiais do Corpo de Bombeiros de Sete Lagoas e alguns brigadistas voluntários atuam no combate a focos de incêndio na Serra Santa Helena., principalmente na parte de trás da serra. 

Incêndio na serra Santa Helena / Foto: Zé MárioIncêndio na serra Santa Helena / Foto: Zé Mário

Devido ao pouco pessoal, cinco bombeiros atuam no combate e coordenação de brigadistas em atenção exclusiva a serra, e ao difícil acesso as operações de combate são continuas. Mesmo assim, muito da biodiversidade do monumento natural da cidade ficou comprometida ou destruída.

Raposa encontrada próximo a serra / Foto: Max TadeuRaposa encontrada próximo a serra / Foto: Max Tadeu

Devido a estiagem e a seca os vários focos de incêndio que surgiram em trechos da serra se alastraram com rapidez. Na tentativa de fugir do fogo alguns animais foram flagrados próximo as avenidas que circundam a serra. Uma raposa foi encontrada morta na margem da estrada.

Incêndio na serra  Santa Helena / Foto: reprodução Facebook Incêndio na serra Santa Helena / Foto: reprodução Facebook

O Sargento Josemar do Corpo de Bombeiros observou que neste ano, 2014, estão sendo registrados muitos focos de incêndio na Serra, acima do usual para esta época, e lamenta “suspeita de incêndio criminoso e vandalismo em 99% dos casos”.

Todo o estado está sofrendo com a situação e faltando ainda dois meses para o fim do ano, o número de focos registrados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais já é 109% superior ao registrado no ano passado.

Até agora Minas teve 8.343 incêndios, contra 3.974 ocorrências de 2013. Com esse número, 2014 já tem mais registros que os dois últimos anos, mas ainda não é o pior ano da década já que 2010 e 2011 tiveram mais de 11 mil focos, cada.

Da redação com informações EM.



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks