Logo

"Outubro Rosa" tem palestra na Câmara para esclarecimentos sobre câncer de mama e prevenção

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, Inca, o câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo. Mais comum entre as mulheres, ele responde por 22% dos casos novos a cada ano. A estimativa nacional de incidência desse tipo de câncer entre mulheres passou de 49,4 mil casos para 57,1 mil, entre 2009 e 2014, um aumento de 13,4%, segundo o Instituto.

Como forma de conscientização sobre os riscos, sintomas e prevenção do câncer de mama, foi criado o movimento popular "Outubro Rosa", nos Estados Unidos, no início dos anos 90. A mobilização se espalhou pelo mundo e Sete Lagoas, mais uma vez, não ficou de fora.

Plenário da Câmara ficou cheio para palestra / Foto: Divulgação CâmaraPlenário da Câmara ficou cheio para palestra / Foto: Divulgação Câmara

Uma das ações aconteceu na sexta-feira, 17, na escola do legislativo da Câmara. Uma palestra com o tema "DIGA SIM À VIDA!" foi ministrada pela médica Dra. Maria Vitória Dinelli Costa.

A palestra lotou o plenário com a presença de assessoras parlamentares, funcionárias da Câmara e sete-lagoanas das mais variadas idades, muitas delas com histórias para contar sobre o câncer de mama na família, com amigas ou parentes.

De acordo com a Dra. Maria Vitória Costa, a prevenção é o mais importante. "A mulher descobre o que está diferente nela, o primeiro diagnóstico é a própria mulher quem faz. Se conseguirmos que ela faça o autoexame pelo menos neste mês de outubro, já alcançamos o sucesso da campanha", revela.

Ainda segundo a médica, é importante que as mulheres se examinem pelo menos uma vez por mês. “Também queremos que elas multipliquem esse conhecimento, comentando com parentes e amigas”, completa.

No final do encontro a médica tirou dúvidas das participantes e brindes foram sorteados entre quem compareceu a palestra.



Com ascom Câmara



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks