Logo

Em tempos de seca e falta d’água criatividade é uma das armas para não passar aperto

Apesar da chuva que caiu durante o último fim de semana e da previsão de mais precipitações nos próximos dias, a situação continua crítica quando assunto é água, tanto que nossas lagoas estão vazias. E nesse período de “vacas magras” é preciso, mais do que nunca, consciência para economizar água para que não tenhamos problemas mais graves enquanto as chuvas não recomponham os lençóis freáticos.

Uma das medidas mais usadas por pessoas de bairros diferentes é a reutilização da água usada para lavar roupas. Muita gente evita que o bem escorra pelo cano para reutilizar na lavagem de terreiros e calçadas, por exemplo. A moradora do bairro Cemig, Tatiane Nunes, diz que usa do expediente para lavar o corredor e a garagem de casa.

Muitas pessoas já deixaram de usar a mangueira para lavar calçadas / Foto DivulgaçãoMuitas pessoas já deixaram de usar a mangueira para lavar calçadas / Foto Divulgação

Driele von Dreifus enumera o que faz para economizar a água no momento de seca. “1) Estou usando a água da máquina de lavar e a do tanque para dar descarga. Incrível! Dá para as descargas do dia todo. 2) Enxaguando a boca com um copo de água ao invés de abrir a torneira. 3) Desligando o chuveiro várias vezes durante o banho nos dias que está quente.” Além de economizar o recurso, os novos hábitos ajudam a diminuir a conta no fim do mês.

Bruna Ávilla Almeida, do bairro Monte Carlo, diz que, além de reutilizar água da máquina de lavar, está usando a que foi armazenada da última chuva para as tarefas de casa. “Estou lavando o terreiro com a água da máquina de lavar, não demoro no banho, guardamos a água da última chuva para molhar as plantas. Qualquer atitude consciente é importante na economia da água”, alerta.

Diante de tantas ações positivas durante a escassez de água o importante é que os velhos hábitos não voltem depois do período chuvoso. Além de fazer bem para a cidade e, consequentemente para o planeta, o uso racional da água faz bem para o bolso.



Por Marcelo Paiva



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks