Logo

Devastado por recentes queimadas, Parque da Cascata só em 2015

Destruído pelo fogo que atacou nos últimos meses de forma jamais vista na história recente da Serra de Santa Helena, o Parque da cascata segue fechado e não será reaberto este ano. Quem garante é o secretário de Meio Ambiente, Luiz Adolpho Borlido, que sonha com um plano de manejo (plano de uso racional do meio ambiente) para a área.

Antes verde, parque da cascata está hoje devastado pelas queimadas / Foto de arquivo: Divulgação prefeituraAntes verde, parque da cascata está hoje devastado pelas queimadas / Foto de arquivo: Divulgação prefeitura

A prefeitura aguarda a liberação de recursos para, a partir daí, fazer o plano de manejo que deve ser colocado em prática, no mínimo, em 120 dias. Em visita a Câmara de vereadores, nessa terça-feria, 28, o secretário, sem querer dar muitos detalhes, disse à reportagem que “a previsão (de reabertura) é a partir da liberação do recurso, que deve acontecer em meados de novembro, para ser feito o plano de manejo”, resumiu. 

A espera da prefeitura pelo plano é questionada por quem conhece como pouco as trilhas do parque da cascata. Defensor da área, o empresário Max Tadeu, inclusive, fez uma limpeza em várias grutas do parque recentemente para que, com as chuvas, a sujeira não escorra serra abaixo para a cidade.

O estranhamento de Max é porque “o parque sempre funcionou sem o plano de manejo. Entendo que é importante, mas não primordial para a reabertura do espaço”, analisa. o empresário foi um dos brigadistas voluntários que atuaram na serra durante as últimas queimadas.



Por Marcelo Paiva



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks