Logo

Vereadores reforçam Novembro Azul, e Câmara promove palestra com urologista

O câncer de próstata é o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata. Quando há presença de câncer, a glândula endurece. As causas da doença ainda são desconhecidas. Embora normalmente apareça em homens com mais de 65 anos de idade, as chances de desenvolver a doença aumentam em até 50% se já houve algum caso de câncer de próstata na família, como pai ou irmão.

O câncer de próstata é o mais comum entre os homens e a expectativa do Instituto Nacional do Câncer, INCA, é que 69 mil novos casos da doença sejam diagnosticados no Brasil neste ano. Na fase inicial, o câncer de próstata não tem sintomas. Em 95% dos casos, eles aparecem em estágio avançado. Portanto, exames preventivos frequentes são fundamentais para que a doença não seja descoberta em estado avançado.

Vereadores vestiram camisa da campanha na reunião dessa terça-feira, 25 / Foto: Alan JunioVereadores vestiram camisa da campanha na reunião dessa terça-feira, 25 / Foto: Alan Junio

Homens a partir dos 45 anos de idade (ou 40, se houver casos de câncer de próstata na família), devem procurar um urologista anualmente para realizar os exames preventivos. Um desses exames é o toque retal. O exame é rápido e indica se a próstata apresenta algum tipo de alteração. Caso a alteração seja detectada, o médico pode solicitar outros exames para confirmar o diagnóstico, como o Antígeno Prostático Específico, PSA, o ultrassom transretal e a biópsia da glândula, que consiste na retirada de fragmentos da próstata para análise. Só então é feito o diagnóstico.

E para que mais homens procurem o médico para o exame de toque retal foi instituída a campanha novembro azul que é dedicada ao exame preventivo para a doença. Os vereadores aderiram a campanha e vestiram, literalmente, a camisa na reunião dessa terça-feira, 25.

O presidente Marcio paulino, PMN, falou da importância do exame e convidou a população para uma palestra que vai acontecer no Plenário da Câmara, na próxima sexta-feira, 28. O urologista Gelbert Luiz Chamon vai palestrar sobre a doença e vai esclarecer todas as dúvidas e mitos sobre o exame do toque retal. A palestra vai acontecer às 15h30 e o endereço da Câmara é Av. Getúlio Vargas, 111.




Da redação



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks