Logo

Campanha de vacinação contra pólio e sarampo é prorrogada até dia 12, na cidade

A Campanha Nacional de Vacinação contra poliomielite e sarampo foi prorrogada até o dia 12 dezembro nas unidades de saúde com sala de vacina. A capanha que se encerraria na última sexta-feira, 28, foi ampliada com o objetivo de cumprir a meta de vacinar 95% do público-alvo composto por crianças menores de cinco anos.

A ação, iniciada em 8 de novembro, já vacinou 9.868 crianças sete-lagoanas contra a poliomielite, o que representa 78,74% da meta estabelecida. Contra o sarampo, 8.623 crianças já receberam a dose, cerca de 77,82% do público-alvo. O objetivo é imunizar 12.533 sete-lagoanos contra a poliomielite e 11.080 crianças contra o sarampo.

Vacinação continua na cidade / Foto: Quin DrumondVacinação continua na cidade / Foto: Quin Drumond
Devem tomar a vacina contra a poliomielite as crianças entre seis meses e cinco anos de idade incompletos. O objetivo é manter a erradicação da doença no Brasil, que não apresenta casos de poliomielite desde 1990. Já a vacinação contra o sarampo será feita em crianças entre um e cinco anos de idade incompletos.

Poliomelite

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave e a única forma de prevenção é por meio da vacinação. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.
Embora, atualmente, o Brasil esteja livre da paralisia infantil, é fundamental a continuidade das campanhas de vacinação, para evitar a reintrodução do vírus no país. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 10 países registraram casos de poliomielite em 2013 e 2014, sendo que três deles são considerados endêmicos (Paquistão, Nigéria e Afeganistão).

Sarampo

O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A única forma de prevenção também é por meio da vacina.
Os últimos registros de contágio autóctone de sarampo no Brasil ocorreram em 2000. Em 2013 e 2014, foram registrados casos importados ou relacionados à importação, com concentração nos estados de Pernambuco e Ceará. No mundo, em 2014, foram registrados 160 mil casos da doença, de acordo com a OMS. “Cabe ressaltar que, com o fluxo de turismo e comércio entre os países, o risco de importação do vírus é maior, por isso a importância da imunização”, lembra Guilherme Menezes, Gerente de Imunização da Secretaria de Saúde de Sete Lagoas.

RELAÇÃO DE UNIDADES DE SAÚDE QUE POSSUEM SALA DE VACINA

CENTROS DE SAÚDE:
- CS Santa Luzia – Rua Av. José Alencar Drumond, 59, bairro Santa Luzia;
- CS Orozimbo Macedo – Rua Cuba, 524, bairro Orozimbo Macedo;
- CS Manoa – Rua Gerânio, 381, bairro Manoa;
- CS Santo Antônio – Rua Dr. João Batista, 1327, bairro Santo Antônio;
- CS Várzea – Rua Manoel Correa da Cunha, 267, bairro Várzea;
- CS São João – Rua Wenceslau Braz, 470, bairro São João e
- CS Montreal – Rua das Avencas, 521, bairro Montreal.

OBS.: O CS Progresso é o único que não possui sala de vacina. Os pacientes da região são encaminhados para a ESF CDI.

ESF’S:
- ESF Esperança – Rua Jerusalém, 126, bairro Esperança;
- ESF Alvorada – Rua Mario Reis, 84, bairro Alvorada;
- ESF CDI – Rua Expedicionário Leofredo Gaspar, 534, bairro CDI;
- ESF Eldorado – Rua Afonso Viana de Paula, S/N, bairro Eldorado;
- ESF Barreiro – Rua Minas Gerais, 46, bairro Barreiro;
- ESF Fazenda Velha – Rua José Fonseca Pires, 401, Fazenda Velha e
- ESF Catarina – Rua Santos Reis, 238, bairro Catarina.

UBS:
- UBS Luxemburgo – Rua Itambacurí, 182, bairro Luxemburgo;
- UBS Cidade de Deus – Rua Prefeito Euro Andrade, 41, bairro Cidade de Deus e
- UBS Belo Vale – Rua Oscar Padilha, 635, bairro Belo Vale.



Com informações ASCOM Saúde.



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks