Logo

Estimativa da SES é que mais de 45 mil pessoas sejam expostas à Dengue e à Chikungunya em 2015

A coordenadora de Vigilância e Proteção à Saúde do Município, Bianca Santana Dutra, atendendo ao Requerimento 1.620/2014, apresentou, na reunião da Câmara Municipal, desta terça, 02, o plano de contingência para o combate e controle da dengue e da febre Chikungunya para 2015.

"Realizamos ações contínuas de controle vetorial, reuniões com supervisores e agentes de endemias, vigilância epidemiológica, assistência ao paciente, reuniões intersetoriais e campanhas de mobilização", destacou a coordenadora.

Mutirão de limpeza de lotes por agentes de endemia / Foto: DivulgaçãoMutirão de limpeza de lotes por agentes de endemia / Foto: Divulgação

"A projeção de casos suspeitos colocados pela Secretaria de Estado de Saúde é de que teremos, em 2015, 45.514 indivíduos expostos à dengue e à Chikungunya, ou seja, 20% da população", revelou Dutra.

Coordenadora de Vigilância e subsecretária de saúde / Foto: DivulgaçãoCoordenadora de Vigilância e subsecretária de saúde / Foto: Divulgação

De acordo com a coordenadora atualmente o Município possui 164 agentes de endemias, responsáveis pela cobertura de aproximadamente 110 mil imóveis. Em 2013 a cidade passou por uma epidemia de dengue e até setembro daquele ano o Sistema Nacional, SINAN, chegou a registrar mais de 18 mil casos da doença na cidade.

A febre Chikungunya é transmitida pelo mesmo mosquito que transmite a dengue. Os sintomas são febre acima de 39 graus, com início repentino; dores intensas nas articulações de pés, mãos, dedos, tornozelos e pulsos, que, em casos crônicos, podem permanecer por meses ou anos; dor de cabeça; dores musculares e manchas vermelhas na pele.

Durante o ano a secretaria também tem divulgado ações como o “Mobiliza 7 ” com envolvimento de ações de conscientização sobre os cuidados na prevenção à Dengue. A prevenção contínua ainda é a melhor força de combater o mosquito transmissor, destaca a secretaria de Saúde.

Da redação com informações ASCOM Câmara e ASCOM Saúde.



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks