Logo

Vídeo: Em 2014, temperatura na cidade quase atingiu a máxima de 40°


O período de estiagem deste ano afetou gravemente a região sudeste do país e em Sete Lagoas o problema da falta de água, que já era apresentado em anos anteriores, se agravou ainda mais.

A equipe do SeteLagoas.com.br foi à Estação Analógica de Climatologia da Embrapa onde o assistente da unidade em Sete Lagoas, Múcio da Silva,  relatou a importância de cada equipamento. Existem dois tipos de Estação Climatológica, uma analógica e outra digital, as duas geram dados concretos e precisos.

A diferença da Estação Analógica para a Solarimétrica Rastreador – Digital, é que a digital os dados são enviados automaticamente para a central de pesquisa, enquanto a analógica os dados necessitam ser colhidos três vezes ao dia. Na Estação analógica as peças não danificam facilmente, podendo durar em média 100 anos de uso, enquanto a digital se ocorrer qualquer invasão de poeira, dejetos de animais, o equipamento estraga, e o custo é muito alto. Explicou o pesquisador da Embrapa, Daniel Guimarães.

Estação Solarimétrica Rastreador / Foto Divulgação: EmbrapaEstação Solarimétrica Rastreador / Foto Divulgação: Embrapa

O gráfico abaixo representa a temperatura deste ano comparado à normalidade climática. Segundo o pesquisador, Sete Lagoas nunca atingiu valores negativos e nunca ultrapassou a temperatura de 40°. "Este ano com a elevação da onda de calor, aproximamos do limite estabelecido", explicou.

Gráfico do índice de temperatura em 2014 na região Mineira / Foto Divulgação: EmbrapaGráfico do índice de temperatura em 2014 na região Mineira / Foto Divulgação: Embrapa


De acordo com o pesquisador, estamos vivendo o clima do nordeste brasileiro. Este ano, 2014,  até o mês de novembro foi registrado que choveu apenas 33,2% do esperado para todo o ano.

Por Tatiane Guimarães



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks