Logo

Sete Lagoas acompanha restante do Brasil em estatísticas sobre casamento gay

As estatísticas do registro civil, divulgadas esta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, mostram que foram realizados no país, no ano passado, 3.701 casamentos entre pessoas do mesmo sexo. A média foi de 10 cerimônias por dia. A maioria dos casais, 52%, era formada por mulheres. São Paulo liderou o número de casamentos. 

Apesar de números ainda um pouco tímidos, Sete Lagoas segue dados nacionais em relação a maioria de uniões entre mulheres. No cartório de registro civil da cidade foram registrados sete casamentos entre pessoas do mesmo sexo desde 2013, seis dessas uniões foram entre mulheres e apenas uma oficialização da união aconteceu entre homens.

Sete Lagoas já registrou sete casamentos entre pessoas do mesmo sexo desde 2013 / Foto ilustrativa: Divulgação Sete Lagoas já registrou sete casamentos entre pessoas do mesmo sexo desde 2013 / Foto ilustrativa: Divulgação

“O último casamento gay aconteceu na semana passada”, informa uma atendente do cartório que fica na Rua Fernando Pinto que não sabe explicar o por que de as mulheres serem as mais dispostas a oficializarem a união homoafetiva. “Muitos homens vem procurar informações e as exigências para o casamento entre pessoas do mesmo sexo, mas as mulheres são mais decididas”, acredita.

Os dados nacionais fazem parte das estatísticas de registro civil levantadas pela primeira vez pelo IBGE. O levantamento foi possível porque em maio passado o Conselho Nacional de Justiça aprovou a resolução 175, que veda "a recusa de habilitação, celebração de casamento civil ou de conversão de união estável em casamento entre pessoas de mesmo sexo".

As mulheres foram as que mais formalizaram a união, 1.926 casamentos foram registrados entre pessoas do sexo feminino. O Estado de São Paulo registrou o maior número desses casamentos, 1.048 ou 54,4%, seguido de Minas Gerais, 109 ou 5.6%, Ceará 104 ou 5,4% e Rio de Janeiro, 99 ou 5,1%. Entre os homens, ocorreram 1.775 uniões. Novamente, São Paulo teve mais registros (897 ou 50,5%), seguido de Santa Catarina, 126 ou 7%, Rio de Janeiro, 112 ou 6,3% e Minas Gerais, 100 ou 5,6%.


Por Marcelo Paiva



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks