Logo

Armazém da Embrapa Produtos e Mercados em Sete Lagoas foi reformado e recebe novos equipamentos

Desde 2013 a Embrapa Produtos e Mercados em Sete Lagoas, vem desenvolvendo um processo de readequação da infraestrutura de processamento e das áreas de armazenamento de sementes, com objetivo de melhorar as condições de estocagem de materiais genéticos e básicos produzidos.

Depois da aquisição de equipamentos para a Unidade de Beneficiamento de Sementes, UBS, o armazém passou a ser totalmente climatizado. O ambiente interno do armazém não era favorável à preservação da qualidade fisiológica das sementes. Com a climatização o controle eletrônico/digital da temperatura e da umidade relativa do ar passou a ser controlado.

Armazém da Embrapa foi climatizado para melhorias na conservação de sementes / Foto: DivulgaçãoArmazém da Embrapa foi climatizado para melhorias na conservação de sementes / Foto: Divulgação

"Desde 2013, quando a sua reestruturação foi concluída, tem-se conseguido manter uma temperatura média do ambiente de 17 °C e uma umidade relativa do ar em torno de 45%, condição considerada ideal para a garantia da qualidade das sementes. Com isso, conseguiu-se sair de uma condição desfavorável de armazenamento, na qual a temperatura atingia facilmente os 38 °C no verão", relata o atual gerente do Escritório da Embrapa Produtos e Mercados em Sete Lagoas, Reginaldo Resende Coelho.

Para a melhoria do armazém também foram adquiridos outros dois equipamentos e já estão em pleno funcionamento: um tratador de sementes mais moderno e uma balança eletrônica bem mais precisa, usada para acondicionamento das sementes.

Para evitar as pragas, as sementes passam por um tratamento químico. O novo equipamento trabalha em fluxo contínuo, com distribuição de produto feita por um atomizador e homogeneização de cobertura, que é realizada por tambor rotativo. No atomizador, as sementes passam por tratamento primário, por meio da distribuição dos produtos pulverizados, nebulização. O tambor rotativo faz o tratamento secundário, ao movimentar as sementes, de forma que o contato individual resulte em um padrão único de cobertura, dando homogeneidade ao tratamento. Um tanque dosador é responsável pelo processo de agitação e dosagem de produtos para o tratador de sementes. O tratamento primário e secundário é feito por meio do acionamento manual ou automatizado, no painel de comando do equipamento.

"A balança eletrônica permite uma melhor precisão no momento do ensaque das sementes. Já o novo tratador permite uma melhor eficiência no tratamento das sementes, pois ele possibilita fazer uma dosagem mais precisa dos produtos utilizados no processo e uma melhor cobertura e homogeneização das sementes", explica Coelho.

Além desses equipamentos, foi adquirida, também, uma empilhadeira elétrica, para uso exclusivo dentro do armazém climatizado, garantindo a não emissão de gases nocivos à saúde, devido ao esforço físico, e reforçando a segurança dos trabalhadores do local.


Com ASCOM Embrapa



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks