Logo

Prometida para junho de 2014, nova sede do SAMU continua fechada e sem previsão de entrega

Na terça-feira, dia 10 de junho de 2014, relembre AQUI, o então Governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, PP, esteve em Sete Lagoas para anunciar importantes novidades na área da saúde local. Entre elas estavam a entrega de 19 ambulâncias à região do Consórcio Intermunicipal Aliança para a Saúde e a mudança de endereço da unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU, de Sete Lagoas.

Nova sede do SAMU continua fechada desde junho de 2014 / Foto: Marcelo PaivaNova sede do SAMU continua fechada desde junho de 2014 / Foto: Marcelo Paiva

Mas quase sete meses depois nenhuma das duas novidades foi confirmada. As 19 ambulâncias chegaram até a serem usadas, mas foi durante a Copa do Mundo no Brasil e desde então estão paradas em um pátio na cidade de Santa Luzia, a 70 km de Sete Lagoas, veja AQUI. E o SAMU continua no prédio onde funcionou nos últimos anos, no anexo do antigo PA.

Pelo menos uma das ambulâncias que estão paradas em Santa Luzia deveria atender Sete Lagoas e região / Foto: Moisés Silva O TempoPelo menos uma das ambulâncias que estão paradas em Santa Luzia deveria atender Sete Lagoas e região / Foto: Moisés Silva O Tempo

No prédio onde deveria estar funcionando há pelo menos seis meses o serviço de emergência de saúde de Sete Lagoas, na Av. Secretário Divino Padrão, 1590, estão apenas, tapados por papelões, engates do tipo reboque com materiais complementares para serem usados junto das ambulâncias. Pelo menos sete equipamentos estão parados no endereço desde o anúncio do Governador em junho passado.

De acordo com a secretaria municipal de Saúde, a mudança de endereço do SAMU ainda não aconteceu porque “aguarda adequações da planta do imóvel, bem como as adequações da estrutura física para servir de base para o SAMU, seguindo as normas da Vigilância Sanitária”, informou em nota. Terá que ser feita também no local uma área para expurgo e outra para higienização de materiais e equipamentos.

Equipamentos complementares estão parados dede junho na nova sede do SAMU / Foto: Marcelo PaivaEquipamentos complementares estão parados dede junho na nova sede do SAMU / Foto: Marcelo Paiva

Sobre as ambulâncias paradas em Santa Luzia, que pelo menos uma deveria atender a região de Sete Lagoas, fomos informados que “serão adquiridas (as ambulâncias) na proporção de um veículo de suporte básico à vida para cada grupo de 100 mil a 150 mil habitantes, e de um veículo de suporte avançado à vida para cada 400 mil a 450 mil por habitantes".

A secretaria finaliza afirmando que a cidade mantém “uma frota acima do mínimo estipulado pela Portaria Ministerial para melhor atender à população de Sete Lagoas e região”, que é de aproximadamente 550 mil habitantes. O SAMU de Sete Lagoas possui hoje, segundo a coordenadora do serviço, Sandra Moss, uma frota de três veículos com equipe completa. “Uma Unidade de Suporte Básico, USB, (tripulada por dois técnicos em enfermagem e um condutor, ambulância do tipo B), uma Unidade de Suporte Avançado, USA, (tripulada por um médico, um Enfermeiro e um condutor, ambulânica tipo D/UTI móvel) e um Transporte Sanitário (tripulada por um condutor).



Por Marcelo Paiva



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks