Logo

Sete Lagoas Realiza encontros para apresentação e esclarecimentos sobre o LabCEU’S

Com o intuito de reforçar a informação de que se encontram abertas até o próximo dia 31 de janeiro as inscrições para propostas de ocupação dos Telecentros dos Centros de Artes e Esportes Unificados, CEU’s, as secretarias de Cultura e Juventude, Assistência Social e Esportes e Lazer em parceria com os Ministérios da Cultura e da Economia Criativa, realizaram na ultima terça feira, 20, um encontro com artistas, gestores e produtores culturais e representante do projeto LabCEU’s, Laboratório de Cidades sensitivas.

Os encontros aconteceram pela manhã no auditório da Casa da Cultura e a noite no Centro de Artes e Esportes Unificado, CEU dos Jardins dos Pequis. O objetivo dos encontros foi apresentar o projeto e seus objetivos, bem como esclarecer dúvidas sobre o processo de inscrição, seleção e funcionamento.

Encontro realizado no auditório da Casa da Cultura / Foto: DivulgaçãoEncontro realizado no auditório da Casa da Cultura / Foto: Divulgação

O prazo para inscrições de propostas de ocupação dos telecentros termina no próximo dia 31 de janeiro e viabilizará 15 propostas para atuar nos 10 CEU’s espalhados pelo Brasil. Nesse Processo, Sete Lagoas deverá ser beneficiada com dois projetos.

O LabCEU’s

O grande Objetivo da proposta que conta com a tutela do INCITI, Pesquisa e Inovação para as Cidades, através da parceria entre o Ministério da Cultura e com a Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, é proporcionar ações de ocupações nos Laboratórios Multimídia dos CEU’s para articulá-los com seu entorno, conectando tais espaços com a cidade e promovendo ideias sustentáveis de transformação social.

Cada CEU possui um laboratório multimídia dotado de equipamentos e ambientes para o desenvolvimento de atividades que promovam o incentivo, a propulsão, o acesso e a valorização das artes em regiões pouco assistidas por bens e serviços culturais. A ação Laboratórios de Cidades Sensitivas, LabCEU’s, foca, portanto, nas ocupações artísticas como forma de organizar e gerir estes espaços, junto à comunidade e à região.

A ideia é oferecer aos cidadãos novos repertórios, possibilidades e caminhos, dialogando com as iniciativas e realidades locais, de maneira a encorajar a apropriação tecnológica para a transformação social. Através do lançamento de chamadas públicas, o programa LabCEU’s pretende explorar as potencialidades das produções em rede, apoiadas e facilitadas pelos meios digitais, conduzindo à inovação intelectual e produtiva da atual economia criativa.

As possibilidades de atuação são muitas: de produção em áudio e vídeo à fabricação de artefatos digitais, passando por infra-estruturas autônomas de comunicação, até urbanismo, agroecologia e espiritualidade.

O primeiro edital, cujo prazo de inscrição se encerra no próximo dia 31, contemplará Centros de Artes e Esportes Unificados de todo o país, que assumirão o pioneirismo na reinvenção do papel dos telecentros. Estes deixarão de ser meros pontos de acesso a computadores e internet, para serem espaços de produção, experimentação e colaboração, articulando pessoas, territórios, instrumentos e saberes.

O edital prevê a oferta de bolsas de no valor de R$ 8 mil e R$ 16 mil para ocupação de dois e quatro meses respectivamente. Outras informações e a íntegra do edital podem ser acessadas por meio do site do projeto AQUI


Com ascom secretaria de Comunicação e Juventude



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks