Logo

Primeiro levantamento do ano mostra que Sete Lagoas está em situação de alerta para a dengue

Os 11 casos suspeitos de dengue e um de febre Chikungunya notificados em Sete Lagoas só neste mês de janeiro colocam a cidade em situação de alerta para epidemia de Dengue / Chikungunya em 2015. As informações estão no primeiro boletim informativo da dengue, AQUI, divulgado pela secretaria municipal de Saúde nesta semana.

Tambores estão entre os criadouros mais encontrados na cidade / Foto ilustrativa: Prefeitura de IpatingaTambores estão entre os criadouros mais encontrados na cidade / Foto ilustrativa: Prefeitura de Ipatinga

Segundo o relatório, o índice geral do município está em 3,4% demonstrando a presença de larvas do Aedes em 3,4 imóveis a cada 100. Mais de 80% dos criadouros estão localizados dentro, ou nos quintais dos imóveis residenciais. Os principais criadouros encontrados foram tambores, toneis e baldes. Em seguida os pratinhos de planta e bebedouros de animais.

No mesmo período do levantamento em 2014, o número registrado foi de 2,2%. O levantamento deste ano mostrou que em 2,9% dos imóveis foram encontradas larvas do Aedes albopictus, mosquito que apresenta características morfológicas semelhantes e a mesma capacidade de proliferação do Aedes aegypti, e em 97,1% larvas de Aedes aegypti.

A análise dos indicadores nas primeiras semanas de 2015, de acordo com a secretaria de Saúde, não mostra a necessidade do início das operações de bloqueio com inseticida, no período analisado. A equipe que trabalha os 205 pontos estratégicos continua as visitas para execução do 1º ciclo dos 24 previstos para 2015. São considerados pontos estratégicos as siderúrgicas, cemitérios, floriculturas, ferros velhos, borracharias, rodoviárias e outros onde a atividade desenvolvida oferece risco para a proliferação do mosquito da dengue.



Da redação



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks