Logo

Vídeo: Tenente esclarece sobre aumento do uso de Ledan em festas na cidade

Apesar de não ser considerado uma droga pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, o anti-corrosivo Ledan vem sendo usado com bastante frequência em Sete Lagoas com essa finalidade. O produto líquido é derramado em panos, como camisas, para que a inalação seja feita e faça efeito no sistema nervoso causando alucinações.

Tenente Miranda esclarece sobre uso de Ledan em Sete Lagoas / Foto: Alan Junio Tenente Miranda esclarece sobre uso de Ledan em Sete Lagoas / Foto: Alan Junio

Há pouco mais de um ano, de acordo com a Polícia Militar, PM, de Sete Lagoas, o produto passou a ser encontrado com mais facilidade em festas frequentadas por jovens da cidade. Na última semana oito latas foram apreendidas em um evento que acontecia no bairro Itapuã. O Ledan é usado por serralheiros para retirar respingos de solda das peças de metal.

A venda regular e o preço do produto, em média R$ 10 a lata de 200 ml em depósitos de materiais de construção, podem ter levado ao aumento do consumo do Ledan. O chefe do departamento de comunicação do 25° Batalhão, Tenente Miranda, explica, no vídeo abaixo, as potencialidades do anti-corrosivo e a atuação da PM sobre o uso do produto na cidade.

Comerciante da casa de material de construção o Fio Elétrico, no Centro, Edson Mendes Silva, confirma o que diz o militar no vídeo sobre o aumento do consumo do Ledan. “Todos os dias mais de um joven chega aqui perguntando se tem Ledan. Não trabalho com esse material justamente por isso”, esclarece Edson que garante ter deixado de vender thinner porque procuravam para cheirar.

Apesar de ter a venda liberada, a orientação é para que os comerciantes do ramo só vendam o produto para pessoas maiores de idade e que confirmem que usarão o Ledan no trabalho. É preciso que pais saibam do uso do produto como droga para que conscientizem os filhos sobre os perigos. 

 


Por Marcelo Paiva



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks