Logo

Secretaria de Saúde passa orientações para um Carnaval seguro e sadio

Saúde antes, durante e depois do carnaval. Pensando no bem estar dos foliões, a secretaria municipal de saúde destaca algumas dicas para manter a saúde antes, durante e depois do carnaval. Fique atento e tenha sempre em mente os seguintes conselhos:

Orientações são importantes para um bom Carnaval / Foto: Alan JunioOrientações são importantes para um bom Carnaval / Foto: Alan Junio
Antes do carnaval

O primeiro passo para um Carnaval com saúde é estar em dia com as vacinas. Isso vale também para doenças já controladas no Brasil, como o sarampo, por exemplo. Nessa época do ano, os turistas lotam o país e a transmissão em locais de aglomeração se torna ainda mais fácil. A vacina antitetânica é outra que não pode estar atrasada. No carnaval, é comum que as ruas estejam mais sujas, com cacos de vidro oriundos de garrafas de bebidas, aumentando as chances de se ferir e causar infecção. Para tétano, difteria e coqueluche, a vacina tríplice bacteriana é a indicada.

Uma forma de preparar o corpo antes do carnaval é aumentar o consumo de alimentos ricos em carboidratos como pães, batata, arroz e macarrão, comer carnes magras, com pouca gordura, pouco sal e beber bastante líquidos. Sucos de frutas e vitaminas de frutas com leite e acrescidas de amêndoas, amendoim ou castanhas são sempre bem vindas. Elas ajudam a hidratar o corpo, conferem energia e aquele pique extra para cair na folia de carnaval.

Os médicos também alertam para as frequentes lesões musculares relacionadas com o período. Exigir muito do corpo sem preparo físico prévio pode trazer consequências. É comum nessa época do ano ver o crescente número de torções e fraturas de tornozelo, lesões no joelho e dores musculares nos atendimentos hospitalares. Por isso, se você quer curtir, mas não pretende passar alguns dias doloridos depois, prepare seu corpo para a folia com uma programação prévia de exercícios, que pode incluir aeróbica, musculação e alongamento.

Durante o carnaval

Usar roupas leves e prestar atenção na escolha do calçado é outro fator relevante. Nada de salto alto para correr atrás do trio! Os saltos elevam os calcanhares e concentram todo o peso do corpo na frente dos pés, aumentando os riscos de lesões nas articulações, tendão de aquiles, joelho e coluna vertebral. Opte pelos sapatos confortáveis, de preferência tênis com amortecimento;

- ingerir uma grande quantidade de água. Pular carnaval em pleno verão brasileiro requer muitos litros de água, principalmente para quem estiver ingerindo bebidas alcoólicas, o que facilita a desidratação;

- comer de três em três horas;

- usar sempre chapéu ou boné e óculos escuros ao sair nas ruas;

- usar protetor solar em todo o corpo durante todo o dia, incluindo orelhas, lábios e cabelos, com fator de proteção igual ou superior a 15 FPS. Evite ficar exposto diretamente ao sol e passe protetor solar e repasse a cada 2 ou 3 horas, se transpirar muito ou se entrar na água;

- descansar sempre que possível e durmir de sete a oito horas por noite 

- Por último, mas não menos importante, sexo só com camisinha. Além da AIDS, o uso do preservativo previne a contaminação pelo papilomavírus humano (HPV), doenças como hepatite e evita a gravidez indesejada. E lembre-se que o beijo na boca também pode transmitir uma série de doenças.

Seguir estas dicas é importante para garantir a saúde evitando a desidratação, a insolação e a contaminação com doenças.

Para evitar ficar bêbado e livrar-se da ressaca, beber um copo de água para cada copo de bebida alcóolicas é o mais indicado. Depois de um tempo de folia, onde gasta-se muitas calorias e perde-se muita água, nada melhor que descansar e ingerir bastante líquidos. Porém, os menos aconselhados são os refrigerantes e as bebidas alcoólicas que são ricas em calorias "vazias" que não trazem nenhum benefício ao organismo.

Após o carnaval

Já para recompor a saúde depois do carnaval, basta ingerir alimentos desintoxicantes como chá preto batido com alguma fruta ou um copo de limonada sem açúcar (pode ser mel) de duas a três vezes por dia, pois eles ajudam a eliminar os resíduos do organismo e melhorar o humor.

O carnaval é um momento que deve ser lembrado com alegria, por isso pule e festeje o carnaval com saúde seguindo todas as orientações acima citadas.



Com ascom Saúde



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks