Logo

Vacinação contra HPV com imunização ampliada começa na próxima segunda

Está marcada para começar na próxima segunda-feira, 09, em Sete Lagoas a vacina contra o HPV (papilomavírus humana). Em 2015, a imunização teve sua abrangência ampliada e foram incluídas na campanha meninas de 9 a 11 anos. Mulheres com idade entre 14 e 16 anos que são portadoras de HIV e Aids já estavam previstas para receberem a vacina.

A meta para este ano é que 80% desse público seja imunizado, o que representa, em Sete Lagoas, 5038 meninas nessa faixa etária de 9 a 11 anos e 32 mulheres que convivem com o HIV/Aids. Com início na próxima segunda-feira, 09, e previsão de término em 60 dias, a vacinação irá acontecer nas unidades de saúde com sala de vacina e nas escolas atendidas pelo Programa Saúde na Escola, PSE.


Imunização começa na próxima segunda-feira, 09 / Foto ilustrativa: Divulgação Imunização começa na próxima segunda-feira, 09 / Foto ilustrativa: Divulgação

O gerente de imunização da secretaria de Saúde, Guilherme Menezes, conta que as meninas que no ano passado estavam com 11 a 14 anos que ainda não receberam a primeira dose da vacina também serão vacinadas nessa etapa. “Para as garotas que só receberam a primeira dose, a recomendação é que retornem à unidade de saúde para receber a segunda dose e dar continuidade ao esquema vacinal. Vale lembrar que as meninas que não receberam a segunda dose da vacina não estão protegidas”, alerta.

Na primeira etapa da campanha, iniciada em março de 2014, com a estratégia de imunização no ambiente escolar, Sete Lagoas superou a meta de 80% preconizada pelo Ministério da Saúde e garantiu a imunização de 82,34% do público pretendido. “Mais uma vez, contamos com o apoio das escolas para sensibilizar os pais e mobilizar as alunas sobre a importância desta vacina para a prevenção de doenças causadas pelo vírus HPV”, salienta Guilherme.

Para a proteção ser completa, é importante respeitar o calendário e os intervalos entre uma dose e outra: a segunda dose será seis meses após a primeira, e o reforço, cinco anos depois. “Apenas com o esquema vacinal completo é possível garantir a imunização. As meninas que receberem as doses da vacina contra o HPV poderão integrar a primeira geração livre do câncer de colo de útero, que mata 14 mulheres por dia no Brasil”, reforça o gerente.

As meninas e mulheres convivendo com HIV e Aids foram incorporadas como público prioritário nessa nova etapa da campanha de vacinação devido a estudos que apontaram que esse público tem cinco vezes mais chances de desenvolver o câncer cervical em comparação com a população em geral. Além disso, elas também estão mais propensas a terem lesões causadas por HPV maiores e em maior número e com maiores chances de reaparecerem após o tratamento.

Para as meninas e mulheres que convivem com o HIV, as três doses da vacina serão ministradas no intervalo de seis meses, sendo a segunda dose dois meses após a primeira e a terceira dose, seis meses após a primeira.


Com ascom Saúde



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks