Logo

Creches começam a receber Suplementação Nutricional

Com o objetivo de prevenir a anemia e controlar carências nutricionais na infância, Sete Lagoas iniciou desde o dia 2 de março a suplementação de vitaminas e minerais na alimentação de crianças a partir de seis meses até quatro anos de idade, através de uma das refeições oferecidas na merenda escolar. O suplemento denominado NutriSUS é uma estratégia do Ministério da Saúde, Desenvolvimento Social e Educação e está sendo implantado apenas nas escolas de educação infantil vinculadas ao Programa Saúde na Escola (PSE). Em Sete Lagoas, inicialmente a estratégia NutriSUS beneficiará aproximadamente 350 crianças de 6 escolas públicas.  

Promoção da Suplementação Nutricional / Foto: Divulgação Promoção da Suplementação Nutricional / Foto: Divulgação   

As Nutricionistas do PSE organizaram todo o início da implantação através do levantamento de dados das crianças beneficiadas e capacitação dos profissionais envolvidos. “Realizamos coleta de informações sobre a saúde da criança diretamente com os responsáveis, coletamos peso e altura e monitoramos as primeiras ofertas do suplemento”, explica a nutricionista do PSE, Rosângela Fernandes. A nutricionista explica que o sachê do NutriSUS contém 15 tipos diferentes de vitaminas e minerais e é administrado no momento da refeição em uma pequena porção para garantir que a criança irá ingerir todo o conteúdo do sachê. “Após administrado, os educadores registram o consumo em uma planilha que servirá como base para encaminhar os dados do município ao Ministério da Saúde. O descarte dos sachês vazios é feito em sacos plásticos próprios para resíduos de saúde, que foram cedidos pela ESF Itapuã I”, conta. 

As Nutricionistas destacam a importância do fortalecimento das parcerias entre a Secretaria de Saúde e Educação, representadas pelo PSE, Estratégia de Saúde da Família (ESF), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), Departamento de Apoio ao Aluno, antiga Merenda Escolar e pelas Escolas. “Cada apoio recebido é fundamental para o sucesso da implantação da estratégia. Agradecemos imensamente a abertura e participação de todos os profissionais envolvidos, pois cada um tem uma visão importante sobre as particularidades do ambiente escolar. Isso nos norteou a implantar o NutriSUS de uma maneira que não viesse atrapalhar o fluxo normal da escola”.  

Foto: DivulgaçãoFoto: Divulgação

O munícipio almeja que, em um futuro próximo, mais escolas sejam contempladas com a estratégia de fortalecimento. O primeiro ciclo da administração do NutriSUS está previsto para finalizar no final de Maio e o segundo ciclo após as férias de Julho.  As nutricionistas continuarão monitorando peso, altura e estado de saúde das crianças que participarem dos dois ciclos, e dados nacionais.  

No Brasil, estima-se que uma em cada cinco crianças menores de cinco anos apresentem anemia, sendo mais frequente em menores de dois anos. A expectativa é que a suplementação alimentar reduza este índice. De acordo com o Estudo Nacional de Fortificação da Alimentação Complementar (ENFAC), a suplementação reduz em 38% os casos de anemia e em 20% a deficiência de ferro após o uso do sachê em pó. A falta de micronutrientes nos primeiros anos de vida pode prejudicar o desenvolvimento, causar doenças infecciosas e respiratórias, levar à desnutrição e ate à morte, sobretudo nas populações com menor renda, que tem menos acesso à alimentação adequada. Uma alimentação equilibrada é um dos fatores para garantir o crescimento e desenvolvimento saudável. 

Já o Programa Saúde na Escola, criado em 2007 pelo governo federal, é uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação para promover a melhoria da qualidade de vida dos estudantes da rede pública de ensino. Voltado à promoção da saúde e a prevenção de doenças e agravos, o programa prevê a ida de profissionais de saúde às escolas, de forma articulada com as equipes de educação, para acompanhar as condições de saúde dos estudantes e realizar ações de promoção de estilos de vida saudáveis. Avaliação e orientação nutricional, incluindo o combate à desnutrição e à obesidade infantil, fazem parte do Programa. Em 2014, aderiram ao PSE quase cinco mil municípios, que contam com mais de 32 mil Equipes de Atenção Básica e 79 mil escolas, que beneficiam a 18,3 milhões de estudantes em todo o país.


Com Ascom Prefeitura



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks