Logo

Secretário da Saúde esclarece falta de especialista na UPA

No último sábado dia 11 de abril, a equipe de reportagem do site SeteLagoas.com.br esteve na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Juvenal Paiva, para saber como estava o funcionamento da unidade depois do término do contrato com a FELUMA. Na ocasião nenhum representante da UPA pôde nós receber, foi através de pacientes que tivemos informações da falta de especialistas no local. Veja AQUI a matéria.

UPA está com falta de especialistas / Foto: Divulgação UPA está com falta de especialistas / Foto: Divulgação

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Saúde por meio de nota enviada na quinta-feira (16), o atendimento segue normalmente na unidade, mesmo com a falta de alguns especialistas, que optaram por não continuar trabalhando na UPA, a população não ficou desassistida. Os pacientes foram encaminhados para o PA Belo Vale e Hospital Municipal.

Atendimento na UPA / Foto: DivulgaçãoAtendimento na UPA / Foto: Divulgação

O Secretário de Saúde Breno Simões, esclarece que o problema da falta de especialista é nacional e não apenas na cidade. “Estamos buscando sanar essa falta, mas encontramos dificuldades em encontrar alguns especialistas como pediatras, por exemplo. Temos que reforçar para a população que a urgência e emergência funciona como uma rede e não é apenas a UPA que está inserida nessa rede. Além da UPA, contamos também com o PA Belo Vale e com o Hospital Municipal que contam 24h com pediatras”. O secretário ainda destacou que o Hospital Nossa Senhora das Graças também atende pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio e maternidade.

Entenda como funciona a Rede de Urgência e Emergência de Sete Lagoas

* UPA Norte e Sul e PA Belo Vale: Casos de menor gravidade, como mal estar em adulto ou criança, diarreia, vômitos; dores de toda natureza; cortes com necessidade de sutura; alteração de pressão, febre; fraturas fechadas, luxações, contusões e torções; alterações de comportamento.

* Hospital Municipal: Casos de risco de vida, como politraumatismo; hemorragias; trauma craniano; grandes queimaduras e fraturas expostas.

* SAMU: O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro começa com a chamada gratuita, realizada pelo número 192. O serviço funciona 24 horas por dia.


Por Tatiane Guimarães com ascom Saúde



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks